Oferecido por
O calor intenso e a falta de chuva ainda vão chamar a atenção na Região Sudeste neste fim de semana. Com a presença de uma massa seca e quente, os níveis de umidade do ar tiveram uma forte queda esta semana, o que vem impedindo a ocorrência das pancadas de chuva de verão. O ar seco, pouco comum para esta época do ano, aliado às temperaturas extremas, já está incomodando muita gente.
Calor aumenta no Sudeste e no Sul
Cidades do Sudeste ficaram entre os dez locais mais secos do Brasil na tarde desta quinta-feira (16). Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, registrou índice de umidade relativa do ar de apenas 21%, um valor muito baixo para o mês de fevereiro.
Veja abaixo as dez cidades mais secas do Brasil na tarde do dia 16:
7 Perigos causados pela onda de calor e como se prevenir
Como fica o tempo no fim de semana?
Já faz uma semana que não chove em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, inclusive em Vitória, as chuvas têm sido fracas e São Paulo registrou poucas pancadas de chuva nos últimos dias. A presença de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano ainda vai ser determinante nos próximos dias mantendo a chuva escassa na Região.
Neste sábado (18), apenas São Paulo, o oeste de Minas Gerais e o Espírito Santo poderão ter algumas pancadas de chuva. O calor vai continuar forte e os níveis de umidade relativa do ar poderão ficam em torno dos 30% em muitas áreas do Sudeste.
No domingo (19), o ar seco vai cobrir quase toda a Região Sudeste e a previsão é de pouquíssima chuva. Os níveis de umidade relativa do ar vão continuar muito baixos para esta época do ano.
Fim de semana de praia e piscina
O outro lado do fim de semana ensolarado e quente na Região Sudeste, é que a população pode se preparar para dias bastante aproveitáveis de praia e piscina. Com a presença do sol forte é importante redobrar a atenção com o índice UV extremo e não se descuidar do protetor solar e da hidratação. Beba muita água! O mar vai ficar calmo em toda faixa litorânea do Sudeste.
Veja também:
As 10 melhores praias do Rio de Janeiro
Conheça as cidades do interior de SP com opções de esportes radicais