Oferecido por
Uma grande quantidade de nuvens voltou a se formar em vários pontos da faixa litorânea desde Santa Catarina até o Espírito Santo provocando chuva até de moderada intensidade. Voltou a chover no litoral de Santa Catarina e do Paraná, onde já havia chovido bastante na semana passada.
Pancadas de chuva também ocorreram nesta terça-feira, 28, em diversos locais do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, incluindo a cidade do Rio. No litoral do Espírito Santo, as nuvens densas provocaram chuva moderada.
Estas nuvens persistem nos próximos dias e vão provocar chuva frequente no litoral das Regiões Sul e Sudeste pelo menos até o domingo, 2 de abril. As capitais litorâneas Florianópolis, Rio de Janeiro e Vitória seguem a semana com muita nebulosidade e condições para chuva a qualquer hora. Mas apesar da previsão de chuva frequente, não há expectativa de temporais com raios.
A chuva frequente e nebulosidade vão dificultar a elevação da temperatura. Assim, a semana segue sem calor excessivo.
Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo
Circulação marítima
A nebulosidade e a chuva persistente no litoral no Sul e do Sudeste do Brasil são associadas a uma circulação de ar marítimo moderada a forte que vai predominar nos próximos dias.
Nos próximos cinco dias, ventos de uma grande e forte massa de ar polar que está sobre o mar, ao largo da costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, vão soprar constantes levando muita umidade do mar para o continente. As regiões próximas ao litoral do Sul e do Sudeste vão receber uma grande dose de umidade, o que vai estimular a formação de mais nuvens e da chuva.
Confira a previsão para a Região Sudeste
Climatempo Consultoria: previsão offshore
Ondas
Os ventos moderados e persistentes sobre o oceano vão elevar as ondas na costa do Sul e do Sudeste do Brasil nos próximos dias. Até o dia 31 de março, as ondas devem variar de 1,0m a 1,5m, mas nos dias 1 e 2 de abril, as ondas podem ficar em torno dos 2,0m, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.