Oferecido por
As áreas de instabilidade se intensificaram neste final de março especialmente sobre a Bahia, Sergipe e o sul do Piauí. Entre a quarta (30) e esta quinta-feira (31) já choveu bastante com acumulados elevados para um período de 24 horas.
Na Bahia, já ocorreram inclusive alagamentos como no município de Jequié, e deslizamentos em Salvador.
Chuva deixa Salvador em alerta
A tarde e noite de 30 de março foi marcada por verdadeiras tempestades no norte do Maranhão e do Piauí. Volumes de chuva muito elevados foram acumulados em poucas horas, inclusive em Teresina, a capital do Piauí.
Confira alguns volumes registrados pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais
Teresina (CPRM): 62,6 mm em 1h, entre 19h40 e 20h40
Teresina (E.M. Oscar Olímpio Cavalcante): 47,0 mm em 1h, entre 19h20 e 20h20
Timon (MA) - 102,2 mm entre 17h20 e 20h20
O aeroporto de Teresina registrou rajadas de vento de 55 km/h às 19h47 e de 44 km/h às 20h
No Ceará também voltou a chover forte. O CEMADEN registrou 64,0 mm em Granja entre 8h e 21h, mas quase toda a chuva caiu entre o fim da tarde e o começo da noite.
Entre às 9 horas de quarta e às 9 horas desta quinta foram acumulados 52 mm em Caracol (PI), 47,2 mm em Alvorada do Gurguéia (PI), 49,2 mm em Poço Verde (SE), 36 mm em Itabaianinha, 48,9 mm em Alagoinhas (BA) e 44,8 mm em Conde (BA). Os dados são do INMET.
Interior do Nordeste com mais chuva
As áreas de chuva vão persistir pelo Nordeste nos próximos dias. Nesta sexta-feira (31), o tempo vai continuar muito instável sobre a Bahia e o sul do Piauí. A instabilidade deve aumentar também em parte da costa leste, entre Natal e Recife.
O que será observado especialmente nos primeiros dias de abril será um aumento da instabilidade por muitas áreas do interior. Abril começa com chuva frequente no interior de Pernambuco, de Sergipe, de Alagoas e ainda no interior do Maranhão, do Piauí e pela Bahia.
Até os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiados pela chuva, que vai ocorrer principalmente em forma de pancadas nesses estados.
Os volumes esperados são elevados. Para algumas áreas do Sertão, entre Sergipe e o Ceará, pelo menos 50 mm. Bahia, Piauí e Maranhão poderão acumular pelo menos mais 100 mm até o dia 4 de abril. Confira no mapa:
O meteorologista Alexandre Nascimento avisa que esse aumento da chuva e dos volumes deve ser aproveitado nos primeiros dias de abril. "Depois, no decorrer da semana que vem, o interior do Nordeste ainda terá chuva, porém não com tanta intensidade", afirma Nascimento.