Oferecido por
A chuva ainda foi muito volumosa durante o fim de semana com acumulados que ultrapassaram 100 mm no período de 24 horas em cidades da Bahia, do Maranhão e da Paraíba. O litoral baiano também teve bastante chuva nestes primeiros dias de abril. No decorrer da semana, a tendência será do enfraquecimento das instabilidades nas áreas que tiveram muita chuva, avisam os meteorologistas.
A imagem de satélite do Nordeste ainda mostra bastante nebulosidade sobre a Região nesta segunda-feira (3). Novamente a Bahia, o Ceará, o Piauí e o Maranhão amanheceram com algumas áreas de chuva e as pancadas podem cair forte pontualmente durante à tarde. O litoral leste também tem chuva nesta segunda. Porém, em toda a Região Nordeste não será mais observada a chuva tão intensa e volumosa como ocorreu no primeiro fim de semana de abril.
Chuva diminui no interior do Nordeste
Nos próximos dias, toda a nebulosidade e instabilidade principalmente do interior da Região e da costa leste, tendem a perder força. As pancadas de chuva vão ficar mais localizadas e passageiras e o sol volta a brilhar forte. No final da semana, uma massa de ar seco vai predominar em grande parte do Nordeste.
ZCIT ainda influencia a costa norte
Apenas a costa norte do Nordeste vai continuar com pancadas de chuva frequentes por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Especialmente o litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão continuam com o tempo instável e risco de chuva forte.
Veja no Agroclima: Colheita da cana avança nas regiões produtoras
Confira os maiores volumes de chuva que ocorreram sobre o Nordeste no fim de semana. Destaque para Monteiro (PB) que acumulou 110,2 mm entre às 9 horas do sábado (1) e às 9 horas do domingo (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No mesmo período choveu 104,8 mm em Carolina (MA) e 84 mm em Formosa do Rio Preto (BA).
style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2017/04/9166ad879d49593140dd7192e724e282.jpg" alt="" />
A meteorologista Josélia Pegorim explica porque a chuva vai diminuir sobre o Nordeste nesta primeira semana de abril: