Oferecido por
Um ciclone extratropical se formou no começo da semana na altura do litoral da província de Buenos Aires, na Argentina, e depois se deslocou sobre o oceano afastando-se da América do Sul. Mas os ventos fortes e persistentes sobre oceano provocados por este ciclone extratropical deixaram o mar agitado. Grandes ondas foram geradas sobre o mar e passam pela costa das Regiões Sul e Sudeste nos próximos dias.
Ventos de massa polar
O mar fica bastante agitado no Sul e no Sudeste do Brasil nesta quinta-feira, 13, e também no feriado da Páscoa, na sexta-feira, 14. Os ventos de uma massa de ar de origem polar colaboram para a elevação das ondas. Veja mais explicações no vídeo.
Alerta de ressaca
A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca entre Santos, no litoral de São Paulo, e Arraial do Cabo, no Rio De Janeiro, entre a madrugada do dia 13 e a manhã de 14 de abril. Algumas ondas podem atingir picos entre 2,5m e 3,0m.
A animação mostra a previsão da altura e da direção das ondas na costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil até o dia 18 de abril. As cores representam a altura das ondas. Quanto mais alaranjado ou vermelho, maior é altura das ondas. As setas indicam a direção das ondas.
Previsão da altura e da direção das ondas
Confira como ficam as ondas no Sul e no Sudeste até o dia 16 de abril
Dia 13 de abril
Entre Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ), ondas e 2,5m a 3,0m e risco de ressaca
No Espírito Santo, ondas de 0,5m a 1,0m.
No litoral sul de SP e no litoral da Região Sul, ondas 2,0m a 2,5m.
Dia 14 de abril
Entre Santos (SP) e o litoral norte do RJ, ondas 2,0m a 2,5m, diminuindo no decorrer da tarde.
No Espírito Santo, ondas em torno de 1,0m.
No litoral sul de SP e no litoral da Região Sul, ondas 1,5m a 2,0m, diminuindo no decorrer da tarde.
Dia 15 de abril
No litoral do RJ, ondas com até 2,0m na madrugada e manhã, diminuindo no decorrer da tarde.
No litoral de SP, do ES e no litoral da Região Sul, ondas 1,0m a 1,5m.
Dia 16 de abril
Toda a faixa litorânea do norte do ES até Florianópolis (SC) tem ondas 1,0m a 1,5m.
No litoral do RS e no sul de SC, as ondas voltam a aumentar no decorrer do dia podendo chegar a 2,5 à noite.
Mar muito agitado na próxima semana
Outra situação de forte agitação marítima já está sendo projetada para o começo da próxima semana, nos dias 17 e 18 de abril. As grandes ondas devem ser novamente geradas pela passagem de outro ciclone extratropical pela costa da Argentina e do Uruguai e impulsionadas por ventos de uma forte massa de ar origem polar. Mas as simulações de altura das ondas feitas em supercomputadores indicam que esta nova agitação marítima deve ser muito forte. Se isto se confirmar, praias do Sul e do Sudeste poderão experimentar ressacas fortes nos dias 17 e 18 de abril.