Oferecido por
Áreas de instabilidade que estavam no interior de São Paulo ganharam força e avançaram para a capital paulista no fim desta manhã de sexta-feira. Toda a Grande São Paulo está em alerta para chuva forte e generalizada, com raios. Há condições para grandes volumes acumulados. A Climatempo alerta para a ocorrência de alagamentos.
Volumes de chuva
Confira quanto já choveu na cidade de São Paulo entre 11 horas do dia 18 e 11 horas do dia 19 de maio, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
Transbordamento de rios
De acordo com o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo - o rio Pinheiros, altura da ponte João Dias entrou em estado de ATENCÃO às 11h30, passando às 11h40 ao estado de EXTRAVASAMENTO. Por volta das 11h30, o Ribeirão dos Couros, altura da Ford, entrou em ALERTA para transbordamento.
O dia já começou com chuva generalizada sobre o estado e ainda pode cair forte por várias horas. As rajadas de vento podem alcançar aé 50 km/h.
Radares Climatempo-USP mostram a chuva em bairros da capital e na Grande SP
Acompanhe o deslocamento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite
Frio
A temperatura cai mais nesta sexta-feira em todo o estado de São Paulo por causa do predomínio de chuva e céu nublado. A sensação de frio será maior em toda a Grande São Paulo. No decorrer do dia, os termômetros ficam sempre abaixo dos 20°C, mas a sensação térmica deve ficar entre 15°C e 17°C na maior parte do dia.
No sábado, a maioria das áreas do estado terá períodos com sol e a temperatura sobe um pouco, mas volta a baixar no domingo com o aumento da chuva, da nebulosidade e também da entrada de ar polar. Veja a tendência da temperatura na cidade de São Paulo até meados da próxima semana.
Frente fria
Durante o fim de semana também pode chover forte em todas as regiões do estado São Paulo. Uma frente fria se organiza nesta sexta-feira entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina e avança para São Paulo. No sábado, a chuva será mais persistente sobre o oeste e o noroeste do estado, mas no domingo, a chuva volta a ser generalizada.
Temperatura baixa na capital
A tarde desta quinta-feira, 18 de maio, foi a mais fria na cidade São Paulo em 20 dias. A temperatura máxima também foi de apenas 19,1°C, mesmo valor registrado no dia 29 de abril, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. Em 6 dias, a máxima caiu 8 °C, já que no dia 13 de maio a temperatura chegou aos 27,2°C.
Previsão especial para a Virada Cultural
Mar muito agitado e risco de ressaca nos próximos dias