Oferecido por
O calor da tarde de 25 de maio em São Paulo permitiu que a população andasse com roupas leves na maior parte do dia. Esquentou muito em relação ao que vinha sendo observado em maio.
Na quinta-feira, 25 e maio, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 27,0°C de temperatura máxima na região do Mirante de Santana, o local de referência das medições meteorológicas em São Paulo, localizado na zona norte da cidade.
Se estivéssemos em março ou mesmo em abril, estes 27°C não mereceriam destaque, mas para os padrões de maio, é uma temperatura alta em São Paulo. A temperatura máxima média para maio é de 23°C. Foi a segunda temperatura mais alta em maio, depois dos 27,2°C do dia 13, e foi a terceira vez, desde 25 de abril, que o termômetro igualou ou superou a marca de 27,0°C na capital paulista.
O gráfico mostra a variação da temperatura máxima registrada no Mirante de Santana entre os dias 25 de abril e 25 de maio de 2017. A máxima foi igual ou maior do que 24°,0°C em apenas 10 dias.
Acompanhe a nebulosidade pelas imagens de satélite
Chuva e ar polar
Maio já é normalmente um mês de temperatura amena na região da cidade de São Paulo. As primeiras massas polares realmente fortes em geral passam em maio. Este ano, quase todo o ar polar que chegou sobre a capital paulista teve origem marítima, o que contribuiu para a formação de muita nebulosidade. Na segunda quinzena de maio, os dias com chuva e nublados contribuíram para baixar a temperatura. Em 25 dias, a média da temperatura máxima de maio foi de 23°C e está igual ao valor médio de referência. A média da mínima está em aproximadamente 15°C, quase 2°C acima da média para o mês.
Veja a previsão para a cidade de São Paulo