Oferecido por
Uma extensa massa de ar seco vai se intensificar sobre o Brasil nos próximos dias e influenciar também grande parte da Região Norte do país.
O feriado prolongado de Corpus Christi será marcado por sol forte e muito calor nas áreas do centro-sul e leste do Pará, do sul do Amazonas, além dos estados do Tocantins, Acre e Rondônia. Depois da última friagem no fim de semana passado, as temperaturas voltaram a ficar elevadas em Rio Branco (AC) e em Porto Velho (RO). Palmas (TO) igualou o recorde calor do ano essa semana.
Você viu? Calor bate recorde no Tocantins
Umidade do ar fica baixa
A redução nos níveis de umidade do ar vai afastar qualquer possibilidade de chuva nos próximos dias nessas áreas. A população deve ter atenção redobrada com os índices críticos de umidade do ar que podem ficar entre 30% e 21% nas horas mais quentes do dia, deixando municípios em situação de atenção, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. É muito importante beber bastante água nessas situações para manter o corpo hidratado e diminuir o desconforto causado pelo ar muito seco.
Grande contraste de umidade
Enquanto grande parte do Norte fica mais seco e quente, a umidade ainda é alta no extremo norte da Região. Entre Roraima, Amapá, o norte do Amazonas e o norte do Pará, as condições para pancadas de chuva serão altas. As nuvens carregadas são resultados do calor e da alta umidade do ar e provocam pancadas de chuva com raios, de moderada a forte intensidade.
Esse contraste de umidade sobre a Região Norte vai persistir por vários dias, situação que é comum para esta época do ano. O inverno no Brasil começa oficialmente no próximo dia 21 de junho às 01h24, no horário de Brasília.
Acompanhe a previsão para toda a Região Norte.
Confira a previsão completa para o feriado de Corpus Christi em todo o Brasil.