Oferecido por
O forte bloqueio atmosférico que se configurou em níveis médios da atmosfera vem impedindo o crescimento de nuvens carregadas na maior parte do Sudeste. A semana começou sob a influência de uma forte massa de ar seco sobre o estado de São Paulo, centro e oeste de Minas Gerais que garante um dia com bastante sol e tardes quentes, nestas áreas. As madrugadas ainda estão frias principalmente no interior paulista.
Um pouco de chuva
No entanto, a circulação de ar marítimo que se intensificou no fim de semana passado, após a passagem da frente fria continua ativa, principalmente na faixa leste entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. As áreas de instabilidade que crescem no mar avançam para o litoral fluminense e capixaba espalhando chuva de fraca a moderada intensidade.
Nesta terça-feira (27), em Vitória, o dia começa úmido e instável com uma chuva que vai e volta ao longo do dia, mas intercalando períodos de sol. Por causa do excesso de nuvens a temperatura não sobe muito. No oeste do estado, cidades que fazem divisa com Minas Gerais, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e zona da mata, apesar da grande quantidade de nuvens, não há expectativa de chuva.
Na cidade do Rio de Janeiro, a terça-feira começa com névoa e bastante nebulosidade, mas não há previsão de chuva. Somente, o norte fluminense terá pancadas de chuva pela manhã.
Em todo o estado de São Paulo, o predomínio desta massa seca, típica desta época do ano, inibe a chuva. As temperaturas ficam altas no período da tarde e a umidade do ar cai.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, com o ar mais seco nos próximos dias, a população deve estar atenta aos baixos níveis de umidade. Pelo interior paulista e mineiro, algumas cidades podem registrar índices entre 21% e 30%.
Quando uma alta pressão atmosférica predomina sobre uma região o céu fica com pouca ou nenhuma nebulosidade. Você saber porque os dias típicos de inverno são frios e com céu azul?
Veja aqui: Noites sem nuvens são mais frias?