Oferecido por
A madrugada de 3 de julho foi a mais fria do ano até agora nas capitais Belo Horizonte e Vitória. Uma grande e forte massa de ar polar está sobre o oceano, na costa do Sul e do Sudeste, e vai continuar espalhando o ar frio durante toda a semana também sobre os estados do Sudeste. Esta semana será marcada por noites frias e tardes com temperaturas amenas também em Minas Gerais e sobre o Espírito Santo.
Recorde de frio em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica convencional no bairro de Santo Agostinho registrou hoje 11,8ºC. O recorde anterior era 13,5°C no dia 27 de junho. A Climatempo considera as medições da estação meteorológica convencional para avaliar os recordes de temperatura e de chuva, pois esta estação tem um precioso histórico de medições que começou em março de 1910.
Em outros locais da cidade e da Grande Belo Horizonte fez até mais frio. A estação automática de Cercadinho registrou 8,9°C. Em Ibirité, a mínima foi 9,6°C. A menor temperatura em Minas Gerais nesta segunda-feira foi 5°C, em Maria da Fé.
Recorde de frio em Vitória
Vitória teve novo recorde de frio nesta segunda-feira, 3 de julho, com temperatura mínima de 16,1°C. O recorde anterior era 16,2°C e foi registrado nos dias 13 de maio, 20 de junho e 1 de julho. Hoje, a menor temperatura no Espírito Santo foi 9,4°C em Santa Teresa, na região serrana.
Os ventos por vezes fortes sentidos no domingo na capital capixaba foram provocados por esta forte massa de ar de origem polar que chegou ao Brasil no início de julho e já pode ser considerada a terceira mais forte da temporada de outono/inverno de 2017. O aeroporto de Vitória teve rajadas de até 57 km/h neste domingo. O vento gelado desta massa polar vai soprar durante toda semana sobre a Região Sudeste. Todo o estado fica muito úmido, com muitas nuvens e condições para chuva fraca.