1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Ar seco demais deixa parte do Brasil em alerta
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar seco demais deixa parte do Brasil em alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Nesta segunda-feira (24), o tempo quente e seco vai predominar sobre quase todo o Brasil, segundo os meteorologistas da Climatempo. As temperaturas ficam altas e o alerta é para baixa umidade relativa do ar com índices perto ou abaixo de 20% em toda a região Centro-Oeste, Tocantins, oeste da Bahia e São Paulo.

 

Ao longo desta tarde, em alguns municípios da região central do país a temperatura pode ficar entre 33°C e 36°C. A população vai sentir os efeitos do tempo seco. É recomendável ingerir bastante liquido e evitar praticar exercícios físicos, nas horas mais quentes do dia.

 

A massa de ar seco que predomina sobre o Brasil causa esse bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens, a ocorrência de chuva e o avanço das frentes frias. A presença desta massa seca sobre o país é uma situação típica desta época do ano.

 

Baixos índices de umidade

Ontem (23), os níveis de umidade ficaram muito baixos na região Centro-Oeste. De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, o menor índice de umidade chegou a 14%, na cidade de Sonora, no Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá e Rondonópolis (MT), a umidade chegou a 15%, o que determina situação de alerta. Ainda segundo o Inmet, em Brasília (DF) a umidade chegou a 23% e  Monte Alegre de Goiás (GO), o índice registrado também foi de 15%.

 

De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde, níveis de umidade entre 12% e 20% desta ordem determinam situação de alerta. Nos próximos dias, a baixa umidade do ar continuará a secar a maior parte do pais.  

 

Veja também: Falta de chuva preocupa Brasília

Brasil com umidade abaixo de 20%

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias