Oferecido por
Um ciclone extratropical se formou no leste de Santa Catarina entre a noite da quarta-feira, dia 2, e a manhã da quinta-feira, 3 de agosto. O sistema se desloca sobre o mar nas próximas 48 horas e passa ao largo do litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, afastando-se de vez do litoral do Sudeste durante o sábado, 5 de agosto.
O deslocamento deste ciclone extratropical provocou fortes rajadas de vento em locais do Sul e do Sudeste nesta quinta-feira. Para esta sexta-feira, 4 de agosto, a previsão ainda é de fortes rajadas de ventos na faixa entre o leste de Santa Catarina e o Rio de Janeiro. As rajadas mais intensas nesta sexta-feira podem ficar entre 60km/h e 90 km/h. Locais montanhosos tendem a ter ventos mais fortes. As capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro permanecem sujeitas a ventania nesta sexta-feira.
Confira algumas rajadas de vento intensas associadas a este ciclone extratropical observadas no dia 3 de agosto de 2017, com dados dos aeroportos e do Instituto Nacional de Meteorologia
Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 97 km/h, 95 km/h
São Paulo/aeroporto de Guarulhos(SP): 62 km/h
São Paulo/Campo de Marte (SP): 50 km/h
São Paulo/aeroporto de Congonhas: 53 km/h
São Paulo (Mirante de Santana): 59 km/h
Florianópolis (SC): 51 km/h
Bertioga (litoral de SP): 66 km/h
Curitiba (INMET): 59 km/h
Na animação das imagens de satélite, a região do ciclone extratropical é onde estão as nuvens que se enrolam como um caracol, próximas do litoral de Santa Catarina.
Veja como se formam os ciclones extratropicais. São sistemas comuns no Brasil!