Oferecido por
O contraste de umidade do ar está muito grande sobre o Brasil. Enquanto a chuva cai forte em localidades do Paraná, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, municípios do centro-norte do país vêm registrando valores de umidade do ar extremamente baixos.
Menores valores de umidade
Índices de umidade do ar de 10% foram registrados em Patos (MG) e em Posse (GO) na tarde da terça-feira (15) deixando os municípios em emergência, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Anápolis (GO), a umidade também caiu para 10% nas medições do aeroporto da cidade. São dezenas de cidades dos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Piauí, que vêm sofrendo com a baixa umidade do ar e valores entre 12% e 20% no período da tarde.
A umidade relativa do ar caiu para 13% novamente em Patos, no centro-oeste de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (16) na medição das 14 horas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. No mesmo horário, Posse (GO) registrou 17% de umidade, Araguaçu (TO) e Bom Jesus do Piauí (PI) 16% e Paranã (TO) índice de 15%.
Todos esses valores caracterizam situação de alerta pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Valores de umidade abaixo dos 60% já começam a causar desconforto ao corpo humano. Quanto menor o índice de umidade, maior o desconforto e problemas de saúde decorrentes do tempo muito seco.
Você sabe como se mede a umidade do ar?
Foto: Fábio Junior. Mutum/MG.
Baixa umidade nesta quinta
Essa situação deve persistir por mais alguns dias no centro-norte de Minas Gerais e de Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins, oeste da Bahia, áreas do interior do Maranhão, do Piauí e de Pernambuco. Novamente várias cidades poderão ter umidade se aproximando dos 12% nas horas mais quentes da tarde desta quinta-feira (17).
Só no fim de semana, com o deslocamento de uma frente fria pelo Brasil, as pancadas de chuva devem retornar à áreas de Goiás e do norte de Mato Grosso.
Confira quais áreas do Brasil terão os menores valores de umidade do ar nesta quinta-feira: