Oferecido por
O número de focos de queimada no Brasil em agosto já está 16% maior que agosto do ano passado. Os dados aparecem no monitoramento por satélites feito pelo diariamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O forte bloqueio atmosférico sobre o Brasil com a presença de uma extensa massa de ar seco deixa quase todo o país com alto risco de fogo nas matas. São várias horas de sol forte, muito calor e umidade baixa, que aumentam o risco de proliferação dos focos de incêndio na vegetação.
Foto Ilustrativa. Focos de queimada no Amazonas.
Os estados do Pará e Mato Grosso aparecem liderando o ranking de queimadas no monitoramento por satélites do INPE nas últimas 48 horas, entre domingo (27) e segunda-feira (28). Foram detectados 1.522 focos de incêndio no Pará e 1.034 focos no Mato Grosso. O número de queimadas foi superior a 200 focos em mais cinco estados, de acordo com o INPE.
Entre os dias 1 e 28 de agosto deste ano, o Pará registrou 16.120 focos de incêdio, um aumento de 95% comparado ao mesmo período em agosto de 2016, quando o estado teve 8.231 focos.
Já Mato Grosso registrou no mês de agosto 13.421 focos de incêndio até o momento, uma redução de 17% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o estado teve 16.174. O Amazonas é outro estado que já registra um aumento de 38% no número de queimadas em agosto de 2017 na comparação com agosto de 2016, dando um salto de 5.858 focos para 8.099 focos.
O total do número de focos de queimada no Brasil entre os dia 1 e 28 de agosto está em 40.979, um aumento de 16% na comparação com mesmo período em 2016, quando foram registrados 35.217. Os estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso lideram o número de queimadas no balanço mensal.
Interior do BR sem chuva
Todo o Centro-Oeste, o interior do Nordeste, o Tocantins, Rondônia, o centro-sul do Pará, Minas Gerais e o interior de São Paulo vão continuar com o tempo seco nestes últimos dias de agosto. O inverno é mesmo época de pouca chuva nessas áreas.
Uma nova frente fria vai avançar pelo mar a partir desta quarta-feira (30), mas não terá força para mudar o tempo no interior do Brasil. Sem a expectativa de chuva e mudanças no tempo, o risco de queimadas continua alto.
Confira o balanço de queimadas no Brasil neste mês de agosto:
Veja também:
Muito calor no sul da Região Norte