1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Mais calor no Rio de Janeiro no fim do inverno
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais calor no Rio de Janeiro no fim do inverno

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Angela Ruiz, Rio de Janeiro (RJ)

5 min de leitura

Oferecido por

O Rio De Janeiro esquentou nos últimos dias e muita gente tem estranhou esta elevação da temperatura porque tecnicamente ainda é inverno, até o fim da tarde do dia 22 de setembro. Mas é preciso lembrar que a atmosfera não funciona com data e hora marcada. Fim de inverno já tem jeito de primavera. E não dá para usar expressões como "calor em pleno inverno" porque já estamos no finzinho da estação. Também não tem feito um calor extremo. A temperatura máxima do inverno de 2017 até agora é de 37,4°C e foi registrada em 9 de agosto, na estação de Santa Cruz, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A maior temperatura do ano por enquanto é de 39,4°C no dia 25 de janeiro.

 

 

Por que esquentou?

O aumento da temperatura nos últimos dias está relacionado com o sol forte por muitas horas, mas também com a falta de chuva e de ar polar. Há uma grande e forte massa de ar seco que influencia o Brasil há quase 20 dias e tem impedido a passagem do ar polar para o interior do país. Além disso, os ventos dessa massa seca desviam o ar úmido que vem da Região Norte para o extremo sul do Brasil. Sem ar polar, sem chuva, com poucas nuvens no fim do inverno, o ar aquece fácil.

 

O gráfico mostra as máximas em setembro no Rio de Janeiro, considerando as várias estações do Instituto Nacional de Meteorologia espalhadas pela cidade, desde 2012 e até 12 de setembro de 2017. Cada cor representa um ano e a linha preta é o ano de 2017.

 

 

Temperatura em setembro no Rio de Janeiro de 2012 a 2017 (Fonte: INMET)

 

Temperatura vários graus acima da marca dos 30°C foram bastante comuns.

Grandes flutuações da temperatura, alternando tardes quentes e amenas, ainda podem ocorrer com frequência em setembro. Além disso, bloqueios atmosféricos dificultando a chegada de frentes frias que trazem chuva e ar polar também são comuns no fim do inverno.

E para lembrar que fim de inverno em geral tem ares de primavera e já pode ser com muito calor no Rio de Janeiro, a temperatura chegou três vezes na marca dos 40°C nos dias próximos da virada de uma estação para outra.

 

De 2012 a 2016, a primavera começou quase sempre no dia 22 de setembro. No ano de 2015, a estação teve início no dia 23. Em 2017, a primavera começa oficialmente às 17h02 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.

 

Quando vai chover no RJ?

Até o fim da semana, o calor aumenta no Rio de Janeiro e pode se aproximar ou até superar a maior temperatura do inverno de 2017

Quanto à chuva, os cariocas e fluminenses vão ter que esperar uma frente fria especial que está sendo esperada justamente para o começo da primavera. A previsão até o momento é que esta frente fria traga chuva para o estado do Rio de Janeiro, e para muitas outras áreas da Região Sudeste, a partir do dia 23 de setembro rompendo o bloqueio da forte massa de ar seco que atua sobre o país. A presença desta massa seca e quente no fim do inverno também é relativamente comum.

 

Rock in Rio 2017

O Rio de Janeiro vai esquentar mais no ar e em terra nos últimos dias do inverno de 2017. A primeira rodada de shows do Rock in Rio acontece no próximo fim de semana, nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Depois tem mais música e agitação entre os dias 21 e 24 setembro.

 

Quem escolheu curtir a primeira parte do evento não terá que se preocupar com chuva. De 15 a 17 de setembro, o Rio de Janeiro terá dias de muito sol e calor, nada de chuva e noites também quentes. Mas a segunda parte do evento terá mudanças no tempo por causa da passagem de uma frente fria que vai deixar o Rio com muitas nuvens e chuva.

 

 

 

 

Foto: Angela Ruiz, Rio de Janeiro (RJ)

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias