Oferecido por
A presença do ar polar sobre a Região Sul do Brasil baixou mais as temperaturas na manhã desta quarta-feira (4). Na serra catarinense, a temperatura caiu para zero grau e houve registro de geada. A tarde de hoje vai seguir com temperaturas amenas na maior parte do Sul e o calor volta com força a partir desta quinta-feira (5).
Urupema (SC), a 1.315 metros de altitude, registrou zero grau pelas medições do EPAGRI/CIRAM, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina. Foi a menor temperatura no Brasil. Em Ponte Serrada, fez 1,9°C. O frio foi rigoroso também em General Carneiro (PR), que registrou temperatura mínima de apenas 0,6°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Várias localidades nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do planalto catarinense e o sul paranaense, tiveram mínimas entre zero e cinco graus.
São Joaquim (SC) registrou geada, o que gerou lindas imagens:
Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi. Divulgação: São Joaquim Online
Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi. Divulgação: São Joaquim Online
Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi. Divulgação: São Joaquim Online
"Ocorrer geada durante o mês de outubro no Sul já é não comum, mas pode acontecer", comenta a meteorologista Josélia Pegorim. “A chance de acontecer uma nova situação de geada em outubro no Sul é muito baixa. Vamos ter outras massas polares passando sobre a Região até deixando alguns dias frios, mas o risco de geada realmente é muito baixo”, acrescenta Pegorim.
Frio nas capitais
A madrugada de 4 de outubro foi fria também nas capitais da Região Sul, que registraram as menores temperaturas desde o dia 22 de agosto. Segundo o INMET, a temperatura mínima em Porto Alegre foi de 12,8°C, em Florianópolis de 11,7°C e em Curitiba de 8°C.
O sol predomina por toda a Região Sul com tendência de elevação nas temperaturas durante à tarde. Ainda não esquenta muito e só amanhã o calor retorna na maioria das áreas.
Veja também:
Sul ainda tem ar polar nesta quarta-feira