1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Fornalha de outubro continua ligada nesta sexta
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fornalha de outubro continua ligada nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto e Christiane Suzan Wender, São Paulo (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

A maioria das áreas do Brasil continua em fogo alto nesta sexta-feira, 13 de outubro. Os termômetros alcançam o dígito dos 40°C em diversas áreas do interior do país e várias capitais podem registrar novos recordes de calor para 2017.

 

Enquanto o Sul do Brasil fica debaixo d´água, as outras Regiões ardem ao sol forte. O calor voltou intenso nesta segunda semana de outubro por causa da redução da nebulosidade e da chuva em grande parte do país e da ausência do ar polar, que tem sido desviado para o mar antes mesmo de entrar no Sul do Brasil.

Temperaturas bastante elevadas, até acima dos 40°C voltam a ser registradas nesta sexta-feira, 13 de outubro especialmente em áreas do Centro-Oeste, do Tocantins e do Nordeste. Mas na situação de pré-frontal (antes da chegada de uma frente fria), a Região Sudeste vai esquentar ainda mais e não se pode descartar a chance de dar 40°C novamente em locais do oeste e do norte de São Paulo, como aconteceu esta semana em Sud Menucci. Esta sexta é de fornalha e promete ser um dias mais quentes do ano especialmente na Região Sudeste.

 

A tabela mostra as maiores temperaturas no Brasil em 11/10/17, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

 

 

Maiores temperaturas no Brasil em 11/10/2017 (INMET)

 

 

Capitais podem ter recorde de calor

Com a tendência de aumento do calor na Região Sudeste, as capitais São Paulo, Rio De Janeiro e Belo Horizonte são fortes candidatas a terem novo recorde de calor para 2017 nesta sexta-feira, 13. Brasília também está na lista e não se pode descartar totalmente a chance de novo recorde de calor em Goiânia.

A maior temperatura deste ano em São Paulo até agora é de 34,7°C, registrada em 11 de outubro.

No Rio de Janeiro, a atual recorde de calor é de 39,4°C, em 25 de janeiro. Fez 39,0°C na tarde de 11 de outubro às 15 horas, segundo o INMET.

Em Belo Horizonte, a temperatura mais alta de 2017 até agora é de 33,4°C e foi observada no dia 2 de janeiro.

O atual recorde de calor para este ano em Brasília foi registrado no começo da semana, com 32,3°C nos dias 8 e 9 de outubro.

Goiânia também já teve recorde de calor esta semana alcançando 38,3°C no dia 10 de outubro.

 

Quando o calor vai diminuir?

O começo da primavera costuma ser bastante quente em grande parte do Brasil. A temperatura só vai baixar com a chuva e a entrada de ar polar. A frente fria que vai trazer chuva e aliviar o calor do Sudeste e do Centro-Oeste só começa a fazer efeito no fim de semana..

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias