Oferecido por
Áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão deixaram o tempo bastante carregado na capital e Grande Porto Alegre na noite da quarta-feira. A chuva veio forte, acompanhada por muitas descargas elétricas e rajadas de vento. A madrugada quinta-feira segue com muita chuva, raios e ventania nas áreas de fronteira com o Uruguai e Argentina. Em Uruguaiana, as rajadas de vento chegaram a 81 km/h entre a meia-noite e 2h e a 95 km/h em Santana do Livramento. Já em Dom Pedrito, foi registrada uma rajada de 105 km/h entre 2h e 3h, conforme o INMET.
O Sul do Brasil vai permanecer em alerta para temporais, com o deslocamento de uma frente fria e formação de nuvens muito carregadas. A chuva já se intensificou em diversas localidades do Rio Grande do Sul e tende agora, a se espalhar também por Santa Catarina e o Paraná.
Chuva cai forte sobre o Rio Grande do Sul
Temporais se espalham nesta quinta
Nesta quinta-feira (19), a chuva começa a diminuir apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Praticamente todo o estado gaúcho, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre permanece debaixo de muita chuva.
O avanço da frente fria intensifica as áreas de instabilidade pela Região e vão provocar chuva forte também sobre o estado de Santa Catarina e do Paraná. Em grande parte de Santa Catarina, inclusive na Grande Florianópolis e no oeste paranaense, a chuva já deve começar logo cedo. No centro-norte e leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba e na região do Vale do Itajaí, os temporais chegam a partir da tarde.
Muita atenção:
Os meteorologistas alertam para ventania com as rajadas de vento mais intensas entre 70 kmh/h e 100 km/h. Há risco de raios e queda de granizo.
Veja no Explicando o Tempo: Como se proteger dos raios
Foto: Roseneide Vaz Martins. Tamarana/PR.
Alerta continua até domingo
A população do Sul deve se preparar para dias de muita chuva. O alerta para chuva forte e volumosa, acompanhada por rajadas de vento intensas, raios e queda de granizo continua até o próximo domingo (22), avisam os meteorologistas.
As fortes áreas de instabilidade vão persistir sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná e terão um reforço de mais uma frente fria durante o fim de semana. Os volumes acumulados nesses próximos dias poderão superar a marca dos 100 mm em diversas localidades da Região Sul.
A chuva volumosa terá potencial para causar alagamentos e inundações. Em qualquer situação de risco, a população deve procurar as orientações da Defesa Civil local.
Confira no mapa os volumes de chuva estimados para todo o Sul nos próximos dias:
Veja também: