Oferecido por
O começo de novembro vem sendo marcado por tempestades e chuva muito volumosa em todas as Regiões do Brasil. A chuva retornou, como o esperado, para grande parte do país. Destaque para acumulados expressivos que já ocorreram nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.
Temporais ficam mais comuns na Primavera
Temporais não param sobre o Centro-Oeste
O que esperar da segunda quinzena de novembro?
O começo da segunda quinzena do mês reserva uma grande mudança no tempo, desta vez pela diminuição da chuva no centro-sul do país. Esse padrão será observado na próxima semana.
Até o dia 14 de novembro, uma frente fria ainda vai estimular o crescimento de mais áreas de instabilidade e a ocorrência de temporais pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e em parte do Nordeste do Brasil. A frente fria chega a São Paulo nesta sexta-feira (10) e alcança o Espírito Santo no sábado (11) a noite. O sistema novamente vai conseguir chegar ao sul da Bahia provocando mais chuva entre segunda (13) e terça-feira (14). Será um período de mais temporais pelo Brasil.
Já no início da segunda quinzena de novembro, um sistema de alta pressão atmosférica vai se posicionar sobre o centro-sul do Brasil inibindo as condições de chuva. "Serão vários dias com predomínio de sol, sem as grandes tempestades, sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste", explica a meteorologista Josélia Pegorim. Mesmo nas áreas em que chover, serão observadas pancadas de chuva mais rápidas e menos volumosas.
Foto: Felipe Duarte. Ouro Preto/MG.
Outra frente fria está prevista para chegar ao país e influenciar novamente o Sudeste e o Centro-Oeste entre os dias 20 e 24 de novembro. Neste período, as condições para chuva intensa retornam e grandes volumes deverão ser novamente observados nas duas Regiões.
Em particular, sobre o Nordeste e Norte, ainda existem áreas que permanecem com pouca ou nenhuma chuva. O norte do Maranhão e do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe continuam sem chuva. Uma situação que é normal para esta época do ano nessas áreas.
Acompanhe como será a distribuição da chuva e os volumes estimados para o Brasil nos próximos 15 dias: