1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Segunda quinzena de novembro começa mais seca no BR
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segunda quinzena de novembro começa mais seca no BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O começo de novembro vem sendo marcado por tempestades e chuva muito volumosa em todas as Regiões do Brasil. A chuva retornou, como o esperado, para grande parte do país. Destaque para acumulados expressivos que já ocorreram nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. 

 

Temporais ficam mais comuns na Primavera

Temporais não param sobre o Centro-Oeste

 

O que esperar da segunda quinzena de novembro?

O começo da segunda quinzena do mês reserva uma grande mudança no tempo, desta vez pela diminuição da chuva no centro-sul do país. Esse padrão será observado na próxima semana.

 

Até o dia 14 de novembro, uma frente fria ainda vai estimular o crescimento de mais áreas de instabilidade e a ocorrência de temporais pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e em parte do Nordeste do Brasil. A frente fria chega a São Paulo nesta sexta-feira (10) e alcança o Espírito Santo no sábado (11) a noite. O sistema novamente vai conseguir chegar ao sul da Bahia provocando mais chuva entre segunda (13) e terça-feira (14). Será um período de mais temporais pelo Brasil. 

 

Já no início da segunda quinzena de novembro, um sistema de alta pressão atmosférica vai se posicionar sobre o centro-sul do Brasil inibindo as condições de chuva. "Serão vários dias com predomínio de sol, sem as grandes tempestades, sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste", explica a meteorologista Josélia Pegorim. Mesmo nas áreas em que chover, serão observadas pancadas de chuva mais rápidas e menos volumosas.  

 

  Foto: Felipe Duarte. Ouro Preto/MG.

 

Outra frente fria está prevista para chegar ao país e influenciar novamente o Sudeste e o Centro-Oeste entre os dias 20 e 24 de novembro. Neste período, as condições para chuva intensa retornam e grandes volumes deverão ser novamente observados nas duas Regiões. 

 

Em particular, sobre o Nordeste e Norte, ainda existem áreas que permanecem com pouca ou nenhuma chuva. O norte do Maranhão e do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe continuam sem chuva. Uma situação que é normal para esta época do ano nessas áreas. 

 

 

Acompanhe como será a distribuição da chuva e os volumes estimados para o Brasil nos próximos 15 dias: 

 

 

   

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias