Oferecido por
Todos os estados da Região Sudeste tiveram vários eventos de chuva forte e volumosa na última semana de novembro. Dezembro começa com alerta para muita chuva que poderá causar mais transtornos.
O Sudeste do Brasil fica em alerta nos próximos dias por causa da previsão de chuva volumosa. O crescimento de áreas de instabilidade sobre a Região está associado com a circulação especial de ventos em diversos níveis da atmosfera e com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar, entre o Rio De Janeiro e o Espírito Santo. Nuvens muito carregadas crescem sobre esses dois estados e sobre Minas Gerais provocando chuva generalizada, com risco de temporais. Até o dia 5 de dezembro, a chuva é volumosa, podendo causar alagamentos, transbordamentos e até deslizamentos de terra, já que tem chovido com frequência nessas regiões nesta semana.
Grandes volumes de chuva, entre 100 e 200 mm em 5 dias, devem ser acumulados sobre o centro-norte do Rio de Janeiro, em diversas áreas do Espírito Santo e sobre a maioria das regiões de Minas Gerais, incluindo as capitais Vitória e Belo Horizonte. No caso de São Paulo, só há preocupação com chuva volumosa sobre o norte do estado.
O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sudeste no período de 1 a 5 de dezembro de 2017.
Chuva estimada para o Sudeste do Brasil de 1 a 5 de dezembro de 2017
Confira o alerta e chuva volumosa para o SE e CO
Novembro terminou em temporais
Chuva muito forte em pouco tempo, chuva volumosa por várias horas, alagamentos, transbordamento de rios e grande quantidade de granizo ocorreram em vários locais dos estados da Região Sudeste na última semana novembro.
Somente no dia 30, quinta-feira, em Minas Gerais, choveu quase 70 mm em 3 horas sobre Ouro Preto, segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,4 mm em Sete Lagoas, em apenas 1 hora de chuva e 23,0 mm em Ouro Branco, também em 1 hora. Em Unaí, foram quase 52 mm acumulados na madrugada e manhã de 30 de novembro.
As pancadas de chuva voltaram moderadas a fortes sobre a Grande Belo Horizonte depois da granizada na tarde do dia 29 em alguns municípios. O vídeo mostra o que ocorreu na região de Caeté. As imagens são de William Bazoli. Veja como os granizos foram grandes.
Voltou a chover forte no dia 30 de novembro sobre Alfredo Chaves, no Espírito Santo, com acumulado de 30 mm em 2 horas. O Espírito Santo recebeu grandes volumes de chuva no dia 29 de novembro e Alfredo Chaves acumulou 144 mm de chuva em menos de 24 horas.
A semana começou com chuva forte e volumosa sobre São Paulo que casou o transbordamento de córregos na cidade de São Paulo. Mas nesta quinta-feira, 30, a chuva voltou a cair forte em vários locais do norte do estado.
No Rio de Janeiro, a passagem de áreas de instabilidade durante o dia 28 provocou chuva moderada a forte em diversos locais do estado e voltou a chover nesta quinta-feira.
Foto de HVL, Coronel Fabriciano (MG)