Oferecido por
A primeira quinzena de dezembro será marcada por chuva bastante volumosa sobre a maioria das áreas do Brasil. Em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Tocantins, sul e leste do Pará, sul do Amazonas, Rondônia, Acre e também a Bahia podem acumular em 15 dias mais da metade da média de chuva para o mês de dezembro. Em algumas áreas, a chuva da primeira quinzena de dezembro pode até igualar a média de chuva para o mês.
Até o dia 15 de dezembro, cinco frentes frias chegam ao Brasil, mas apenas duas avança do Sul para o Sudeste e chegam ao litoral da Bahia.
O mapa mostra a estimativa de chuva para o Brasil para o período total de 15 dias, de 2 a 16 de dezembro de 2017. O tom de verde mais escuro representa pelo menos 200 mm acumulados durante os 15 dias.
No período de 2 a 6 de dezembro de 2017 volumes de chuva 100 a 200 mm poderão ser acumulados sobre praticamente todas as áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O centro-sul e o leste de São Paulo e o extremo sul do Rio De Janeiro serão poupados da chuva volumosa. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, no extremo sul de Minas e de Mato Grosso do Sul a chuva não deve cair com muita força.
No Nordeste, a chuva fica concentrada no centro-oeste e sul da Bahia. Pouca chuva está prevista para a Região Sul, para a maioria das áreas do Pará, Amapá e Roraima.
Estimativa de chuva no Brasil de 2 a 6 de dezembro de 2017
No período de 7 a 11 de dezembro, os maiores volumes de chuva devem ocorrer sobre Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Estimativa de chuva no Brasil de 7 a 11 de dezembro de 2017
No período de 12 a 16 de dezembro, a maior concentração de chuva será sobre a Bahia, no sul do Maranhão, sul do Piauí, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, centro-sul do Pará, sul do Amazonas e Tocantins.
Estimativa de chuva no Brasil de 12 a 16 de dezembro de 2017
Foto de Valvernagner, Goiatuba (GO)