Oferecido por
A circulação de ventos sobre o Brasil vai manter as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste nesta terça-feira (05). Há previsão de chuva para todos os estados, no entanto, as mais frequentes e volumosas devem ocorrer sobre diversas áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Mais chuva para Minas Gerais
Todas as regiões mineiras permanecem em alerta para muita chuva nesta terça-feira. Há risco de chuva moderada a forte em todos o estado de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e a Zona da Mata Mineira que começaram a semana debaixo de muita chuva.
Varginha e Belo Horizonte registram mais de 90 mm de chuva em 24h
A semana também é de alerta para a região de norte paulista e norte do Rio De Janeiro, que podem ter fortes pancadas. O centro-sul, o leste do estado de São Paulo e o Sul de Minas Gerais terão sol pela manhã, mas pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde.
Na capital fluminense, as áreas de instabilidade ganham força e há risco de chuva moderada a qualquer hora do dia nesta terça-feira, que podem vir acompanhadas de raios. No Grande Rio deve chover um pouco quase todos os dias da semana. Porém, o maior risco de chuva forte seria durante a quinta-feira, 7 de dezembro.
Chuva em SP
Volta a chover na Grande São Paulo nesta terça-feira. O sol vai aparecer, mas as primeiras pancadas de chuva já devem começar no início da tarde. A temperatura terá uma ligeira queda, mas a sensação ainda vai ser de ar abafado.
Depois de um fim de semana relativamente seco, todas as regiões do estado de São Paulo devem ter pancadas de chuva nesta terça-feira. Pode chover com moderada a forte intensidade em locais do centro-oeste e do norte do estado.
Grande Vitória em alerta
A Grande Vitória permanece em alerta. A presença de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo faz com que as áreas de instabilidade fiquem mais persistentes e fortes sobre o estado. O predomínio é de céu nublado, com chuva a qualquer hora do dia, que podem ser fortes e com raios em todas as regiões capixabas.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 4 dias Vitória já acumulou cerca de 90% da média de chuva normal para o mês de dezembro. Do dia 1 até 10 horas dia 4 já choveu 143,2 mm (medição convencional), sendo que a média de chuva para dezembro é de aproximadamente 176 mm.
Foto de Vitor Nogueira, Vitória (MG)
Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio.
Veja também: