Oferecido por
Como já vinha sendo esperado, a tempestade subtropical Guará (ave das águas, em Tupi – Guarani), se formou neste sábado, 9 de dezembro. Uma tempestade subtropical é caracterizada por uma forte área de baixa pressão atmosférica e não tem nenhuma relação com frente fria. É um sistema independente e que provoca chuva e vento fortes na sua região de atuação.
A carta meteorológica de superfície analisada pela Marinha do Brasil em 9/12/17 mostrou a presença da tempestade subtropical. A menor pressão atmosférica no centro foi de 998 hPa.
Tempestade subtropical Guará aparece na análise sinótica de 9/12/17
Guará se originou a partir de uma forte queda da pressão atmosférica que ocorreu em 9 de dezembro de 2017 entre o litoral sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Na sequência de imagens de satélite é possível ver a formação da tempestade subtropical Guará. O sistema aparece como uma massa de nuvens que gira no sentido horário sobre o mar, entre o Espírito Santo e a Bahia. A maior instabilidade no sistema aparece na parte leste.
Tempestade subtropical Guará pode ser identificada pela massa de nuvens
que gira no sentido horário sobre o mar, entre o ES e a BA
Os ventos fortes provocados pela tempestade subtropical Guará deixam o mar agitado. Saiba mais sobre Guará e veja a previsão das ondas e dos ventos.
Qual a diferença entre ciclone subtropical, ciclone extratopical e ciclone tropical?