Oferecido por
Uma tempestade na noite da terça-feira, 19 de dezembro, causou muitos estragos em parte da cidade de Sorocaba, a cerca de 100 km a oeste da cidade de São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia foram acumulados 104,2 mm no período entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje, mas quase toda a chuva caiu em cerca de 3 horas na noite da terça-feira.
O volume de chuva registrado sobre Sorocaba foi o maior no Brasil neste período de 24 horas e correspondeu a metade da média de chuva normal para dezembro, que é de aproximadamente 209 mm.
Várias áreas do interior de São Paulo registraram temporais na noite da terça-feira, 19 de dezembro, mas a pior situação ocorreu na região de Sorocaba. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou taxa de precipitação de até 71 mm em 1 hora na região dos bairros Jardim Saíra e Morros. O acumulado entre 19 e 22 horas chegava a 92,2 mm no Jardim Saíra, 83,0 mm no Morros.
Raios
As nuvens carregadas que passaram sobre Sorocaba na noite de ontem provocaram muita chuva e também uma grande quantidade de descargas elétricas atmosféricas. Foram detectados 389 raios entre 19h39 e 21h26 da noite do dia 19 de dezembro e a maior parte, 319 raios, foram das nuvens para o solo.
Acompanhe a evolução das nuvens carregadas sobre São Paulo pelas imagens de satélite
Alerta para mais chuva
A região de Sorocaba, e muitas outras áreas do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo vão passar os próximos dias numa situação de alerta para muita chuva. A chuva forte e volumosa que ocorreu em Sorocaba poderá se repetir até o Natal em outros locais do estado. A região de Sorocaba também pode ter outros eventos de chuva intensa, mas não necessariamente com acumulado da ordem de 100 mm, que é o volume extremo.
Eventos de chuva forte, com potencial para a alagamentos e outros problemas podem ocorrer no estado de São Paulo de forma geral. Fique atento!
Risco de temporais em SP nesta quarta-feira
Entenda porque pode chover muito em SP até o Natal