Oferecido por
O primeiro fim de semana de Verão começa instável no Norte do Brasil. A circulação de ventos pelo país continuam favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidades em quase todos os estados da Região, como mostram as imagens de satélite.
Chuvas grossa, forte e volumosa podem acontecer a qualquer hora do dia, sobre o leste do Amazonas, oeste do Pará e Rondônia, inclusive em Manaus e Santarém. A situação é de alerta porque a chuva vai continuar persistente, segundo os meteorologistas da Climatempo.
Em Roraima, a chance de chover no final de semana é baixa. Nas demais áreas, inclusive no Tocantins, o tempo não fica completamente fechado, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde e a noite. Não dá para descartar o risco de chuva forte acompanhada de raios, em alguns momentos.
Os níveis de umidade do solo continuarão altos nessas localidades, permitindo condições ideais ao desenvolvimento das lavouras bem como condições ideais a proliferação de doenças, além de atrapalhar a plena realização dos tratos culturais.
O tempo instável sobre o Norte do Brasil deverá se manter inalterado até a segunda-feira (25) de Natal. Veja abaixo o mapa de chuva acumulado para os próximos cinco dias:
Foto: Junior Souza - Manaus - AM