1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Previsão de temporais em SP nesta terça
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão de temporais em SP nesta terça

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto por Mirian Celim, Marília(SP)

4 min de leitura

Oferecido por

 

O dia amanheceu nublado e com chuva em diversas localidades do estado por causa da presença de áreas de instabilidade, mas ao longo desta terça vão ocorrer algumas aberturas de sol e a sensação será de abafamento. Até o fim do dia novas áreas de instabilidade vão avançar do Paraná para São Paulo e provocar mais chuva. Entre a tarde e a noite há risco para temporais em todo o estado, mas a chuva mais generalizada é prevista para as áreas mais próximas ao Paraná, no sul e oeste do estado e na faixa leste, incluindo a região da Grande SP.

 

SP_Marilia_MirianCeli_19092016_nuvens_nublado

Foto por Mirian Celi, Marília(SP)

 

 

Mais calor e menos chuva

A partir da quarta-feira, 17, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre parte do estado de São Paulo, mas isto não significa que vai parar de chover. A frequência e a quantidade das pancadas de chuva vão diminuir na maioria das regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, mas não dá para descartar o risco de temporais. Com a redução da nebulosidade e da chuva, o calor vai aumentar. Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo até o fim da semana.

 

Influência da ASAS

O enfraquecimento da instabilidade sobre São Paulo ocorre por causa da intensificação do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul - sobre a Região Sudeste do Brasil. Como qualquer sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS vai deixar o ar mais seco e reduzir a nebulosidade e as condições para chuva. Confira a influência deste sistema no Brasil nos próximos dias.

 

 

A atuação da ASAS será maior sobre o Espírito Santo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. Em São Paulo, a influência deste sistema será pequena no oeste e no sul do estado. Estas regiões, que ficam mais próximas do Paraná, terão uma semana com tempo bastante instável. A chuva continua frequente nestas áreas. Os maiores volumes de chuva acumulados ao longo da semana devem ser nestas regiões, onde o risco de temporais também é maior. Vários locais do centro-oeste e do sul do estado de São Paulo poderão acumular mais de 100 mm de chuva até o dia 20 de janeiro.

Veja com fica a previsão para SP até o fim da semana.

 

Temporais no oeste e norte de SP

Em Rancharia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,2 mm em 1 hora de chuva, entre 19h e 20h da segunda-feira, 15 de janeiro. Mas já na madrugada, a chuva caiu muito forte em Barretos. Foram 58 mm em 2 horas de chuva. Em Franca, choveu 24,8 mm em 1 hora na tarde do dia 15, com rajadas de vento 63 km/h. Em Dracena, uma rajada chegou aos 65 km/h.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias