Oferecido por
O dia amanheceu nublado e com chuva em diversas localidades do estado por causa da presença de áreas de instabilidade, mas ao longo desta terça vão ocorrer algumas aberturas de sol e a sensação será de abafamento. Até o fim do dia novas áreas de instabilidade vão avançar do Paraná para São Paulo e provocar mais chuva. Entre a tarde e a noite há risco para temporais em todo o estado, mas a chuva mais generalizada é prevista para as áreas mais próximas ao Paraná, no sul e oeste do estado e na faixa leste, incluindo a região da Grande SP.
Foto por Mirian Celi, Marília(SP)
Mais calor e menos chuva
A partir da quarta-feira, 17, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre parte do estado de São Paulo, mas isto não significa que vai parar de chover. A frequência e a quantidade das pancadas de chuva vão diminuir na maioria das regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, mas não dá para descartar o risco de temporais. Com a redução da nebulosidade e da chuva, o calor vai aumentar. Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo até o fim da semana.
Influência da ASAS
O enfraquecimento da instabilidade sobre São Paulo ocorre por causa da intensificação do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul - sobre a Região Sudeste do Brasil. Como qualquer sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS vai deixar o ar mais seco e reduzir a nebulosidade e as condições para chuva. Confira a influência deste sistema no Brasil nos próximos dias.
A atuação da ASAS será maior sobre o Espírito Santo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. Em São Paulo, a influência deste sistema será pequena no oeste e no sul do estado. Estas regiões, que ficam mais próximas do Paraná, terão uma semana com tempo bastante instável. A chuva continua frequente nestas áreas. Os maiores volumes de chuva acumulados ao longo da semana devem ser nestas regiões, onde o risco de temporais também é maior. Vários locais do centro-oeste e do sul do estado de São Paulo poderão acumular mais de 100 mm de chuva até o dia 20 de janeiro.
Veja com fica a previsão para SP até o fim da semana.
Temporais no oeste e norte de SP
Em Rancharia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,2 mm em 1 hora de chuva, entre 19h e 20h da segunda-feira, 15 de janeiro. Mas já na madrugada, a chuva caiu muito forte em Barretos. Foram 58 mm em 2 horas de chuva. Em Franca, choveu 24,8 mm em 1 hora na tarde do dia 15, com rajadas de vento 63 km/h. Em Dracena, uma rajada chegou aos 65 km/h.