Oferecido por
A passagem de uma frente fria em alto-mar está reforçando ainda mais as instabilidades associadas ao ar quente e úmido sobre o estado de São Paulo na tarde deste sábado.
Em áreas da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba chove de forma intensa desde às 16h. Em apenas uma única hora, já foram acumulados cerca de 50 mm de chuva no extremo leste da capital paulista. Em Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos os acumulados neste mesmo intervalo estão variando entre 25 e 35 mm.
Entre às 16h00 e 17h00, de acordo com a rede de detecção de descargas atmosféricas Climatempo - EarthNetworks, foram registradas 1102 descargas atmosféricas (raios) na Grande São Paulo, sendo 179 apenas na capital paulista. Desde o início da tarde, no entanto, há registro de pancadas de chuva e raios sobre a região metropolitana e entre às 14h00 e 17h00, já foram totalizados cerca de 1300 raios, dos quais 195 apenas na cidade de São Paulo.
Às 16h43, a Zona Norte, Leste e Centro estavam em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)
A previsão é que a chuva se estenda ainda durante este final de tarde e noite e são esperados novos temporais sobre a Grande São Paulo, com volumes expressivos de chuva em um curto intervalo de tempo.
A Climatempo alerta para a possibilidade transbordamentos de rios e alagamentos.