Oferecido por
Na véspera do seu aniversário, a cidade de São Paulo bateu o recorde de calor para 2018. Na tarde desta quarta-feira, 24 de janeiro, pelo terceiro dia consecutivo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,6°C de temperatura máxima, pela medição na estação meteorológica convencional (em termômetro analógico), onde o INMET mantém registros regulares desde 1943. Pela medição automática, a temperatura chegou aos 34,0°C. Para a verificação de recordes, o que vale é a temperatura aferida no modo convencional. O recorde de calor anterior era ce 32,0°C registrados no dia 23 de janeiro, que superou a temperatura máxima de 31,8°C observada no dia 22.
A confirmação da temperatura máxima oficial de 24 de janeiro foi feita após a leitura das temperaturas que o Instituto Nacional de Meteorologia realizou às 22 horas deste dia.
A Climatempo adota como critério para recordes nas capitais brasileiras, as temperaturas extremas registradas nas estações meteorológicas chamadas de "convencional", pois são as estações mais antigas do que as automáticas e possibilitam um período de tempo muito maior de comparação de dados para averiguação de recordes.
Aniversário com calor
A cidade de São Paulo vai passar o aniversário sentindo calor. A capital completa 464 anos nesta quinta-feira, 25 de janeiro. Como é filha legítima do verão, vai ter calor e mais temporais, que estão sendo as marcas registradas desta semana.
Mas nesta quinta-feira, o risco de chuva forte ainda existe por causa do impacto da chegada de uma nova frente fria. As pancadas de chuva com raios só devem ocorrer à tarde e à noite, mas as primeiras podem começar no início da tarde.
Confira como vai ficar o tempo em todo o estado de São Paulo no feriado prolongado.
Foto de Danilo Dias da Silva, São Paulo (SP)