Oferecido por
Áreas de instabilidade se intensificam sobre o estado de São Paulo e provocam chuva forte em diversas áreas do estado. A chuva começou a se intensificar no fim da tarde da segunda-feira, 29 de janeiro, e continua a ganhar força e a se espalhar pelo estado no decorrer da madrugada da terça-feira.
Risco de chuva forte nesta terça em SP
Para a terça-feira, 30 de janeiro, a previsão é de chuva na maior parte do dia entre a região de Peruíbe e de Ubatuba. Há risco de chuva forte e volumosa e com raios. Na região de Iguape e de Ilha Comprida, a tendência é de diminuição da chuva nesta terça-feira e não há expectativa
N Grande São Paulo, o tempo também fica mais instável nesta terça-feira, com predomínio de chuva e céu nublado. Há risco de chuva volumosa e forte, com potencial para alagamentos.
Há risco de chuva forte em todas as áreas do litoral de São Paulo. O risco de deslizamento de encostas volta a aumentar. A chuva retornou com força ao litoral de São Paulo apenas três dias após o grande volume de chuva observado na sexta-feira passada, 26 de janeiro.
Chuva volumosa no litoral
Voltou a chover forte no litoral na tarde e noite desta segunda-feira, 29 de janeiro. Em 6 horas de chuva, entre 14h30 e 20h30, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 83,8 mm em Bertioga (Jardim Vista Linda), 77,5 mm em Peruíbe (Centro), 63,2 mm no Guarujá (Perequê 3), 64,4 mm em Praia Grande (Sítio do Campo), 61,0 em Peruíbe (Jardim Veneza), São Vicente (Residencial Humaitá), 58,8 mm. A base aérea do Guarujá registrava trovoadas e chuva moderada a forte desde 16h20. A temperatura no local chegou aos 30°C.
Alagamentos na capital
As fortes pancadas de chuva que ocorreram sobre a cidade de São Paulo entre 17 horas e 20 horas de 29 de janeiro deixaram 13 pontos de alagamentos até às 20h30, todos transitáveis, segundo informações do site do CGE.
O maiores acumulados de chuva neste período de 3 horas foram: 18,8 m em Santana/Tucuruvi (17,5mm em 1h), 18,2 mm em M' Boi Mirim (12,2 mm em 1h), 16,2 mm em São Mateus (11,6 mm em 1h), 15,6 mm em Itaquera (13,8 mm em 1h), 15,4 mm no Campo Limpo (6,8 mm em 1h), 14,2 mm na Sé (14,2 mm em 1h), 14,0 mm em Cidade Ademar (8,0 mm em 1h).
Às 20h30 as zonas sul, sudeste e leste permaneciam em atenção para alagamentos. Por volta das 18 horas, o Centro Gerenciamento de Emergências da Prefeitura colocou as zonas sul, leste, sudeste e a marginal Pinheiros em atenção para alagamentos. Às 19 horas, as zonas norte e a marginal Tietê também entraram em atenção para alagamentos.
Foto de Francesco Rey Mauro, Santo André (SP)
Chuva forte não persiste na semana
Mas a chuva forte não persiste por toda a semana no estado de São Paulo. Nas praias, chuva continua entre quarta e sexta-feira, 2 de fevereiro, mas de forma fraca e com alguns períodos com mormaço.
Na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, região de Sorocaba, de Campinas, do Vale do Ribeira e de Avaré, o tempo seco deve predominar entre quarta e sexta-feira, 2 de fevereiro. Apesar da nebulosidade, o sol aparece e não deve chover.
As áreas ao norte do estado de São Paulo terão períodos com sol e pancadas de chuva por toda a semana. No centro-oeste, ainda chove na quarta, mas depois o tempo seco também predomina até sexta. Veja como vai ficar a previsão para São Paulo ao longo da semana.
Mas atenção! Fique atento para as mudanças no tempo esperadas para o próximo fim de semana porque as condições para chuva tendem a aumentar novamente em todo o estado de São Paulo.