Oferecido por
Esta semana é de muita atenção para chuva no estado do Rio De Janeiro. Todas as regiões do estado podem ter chuva forte e volumosa em vários dias. A chuva pode ocorrer forte em pouco tempo ou de forma moderada e prolongada por várias horas.
A situação é preocupante especialmente na região do Grande Rio, na Região serrana e na Costa Ver, onde já choveu muito este mês e tiveram chuva muito volumosa no fim da semana passada (acumulados da ordem de 100 e 200 mm), que deixou o solo encharcado. O risco de deslizamento nas encostas é grande esta semana por causa do grande volume de chuva esperado.
Por que a chuva aumenta?
Os motivos para o aumento da chuva sobre o estado do Rio de Janeiro são a presença das áreas de instabilidade da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - que se organizou novamente sobre o Brasil, e vai atuar durante toda a semana, e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar, ao largo do litoral fluminense. A baixa pressão no mar reforça as áreas de instabilidade que crescem no continente.
Semana de chuva
Até pelo menos o próximo sábado, 3 de fevereiro, todo o estado do Rio de Janeiro fica sujeito a chuva forte e volumosa. Os maiores volumes de chuva devem ser observados durante o dia 30 de janeiro até a madrugada do dia 31 e depois novamente no fim de semana de 3 e 4 de fevereiro. Há previsão de chuva para todo o estado nos demais dias da semana, mas de forma geral, a chuva cai com até moderada intensidade. O Norte/Noroeste fluminense pode ter chuvas fortes.
A semana é com temperatura amena por causa do excesso de nebulosidade e de chuva. Para a cidade do Rio, a previsão é de que o termômetro não supere os 30°C até sábado.
Terça com muita chuva
Todo o estado do Rio de Janeiro fica com tempo instável nesta terça-feira, 30 de janeiro, com risco de chuva a qualquer hora. A previsão é de um dia com predomínio de céu nublado e chuva, incluindo o Grande Rio. Há risco de raios em todas as regiões fluminenses e de chuva forte e volumosa. Com o tempo chuvoso, a temperatura não sobe muito.
A chuva desta terça-feira deve se prolongar por várias horas consecutivas.
Chuva acima da média na cidade do Rio
A maioria das áreas da cidade do Rio de Janeiro já acumulou um volume de chuva acima do normal para janeiro. No período de 1 a 29 de janeiro de 2018, faltando dois dias para o fim do mês, a chuva de janeiro superava a média na maior parte da cidade. Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, dos 29 locais de monitoramento pluviométrico espalhados pela cidade, a chuva superava a média em 21 pontos. Em 19 locais, das 29 estações do Alerta Rio, 19 já acumulavam mais de 200 mm em janeiro. O maior acumulado, em torno de 300 mm, foi em Bangu e o menor em Copacabana, com aproximadamente 86 mm acumulados.
Chuva acumulada no Rio de Janeiro de 1 a 29 de janeiro de 2018
(Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro)
Foto de Lilian Roque, Cantagalo (RJ)
#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio
Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática