Oferecido por
O Serviço Geológico Brasileiro pôs o rio Madeira em Porto Velho em "atenção" desde meados de janeiro por causa da elevação de vários rios que compõem a bacia hidrográfica do Madeira. A chuva frequente e volumosa que vem caindo sobre Rondônia e sobre a Bolívia fez com que a maioria dos rios que alimentam o Madeira esteja com nível acima do normal para esta época.
Os rios Madre de Dios e Beni, na Bolívia, Mamoré-Guaporé (fronteira BR-Bolívia) alimentam o Madeira.
No gráfico abaixo é possível ver o comportamento do nível do rio Madeira na região de Porto Velho. Observe a linha azul escuro. Em Porto Velho, o nível do rio já atingiu a cota de alerta (linha tracejada) este mês.
Chuva de ZCAS
A reorganização da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul provoca muita chuva sobre Rondônia e na Bolívia esta semana. A expectativa é de temporais em Rondônia e no sul do Amazonas, o que vai elevar ainda mais o nível do rio Madeira. Nesta segunda-feira, 30, choveu 37 mm em apenas 1 hora em Ariquemes 24 mm em Vil hena, também em 1 hora.
Rondônia deve receber muita chuva esta semana, mas também há previsão de chuva volumosa para o Acre, sul do Amazonas, do Pará e para o Tocantins. O Amapá também pode ter chuvas moderadas a fortes. Confira a previsão para a Região Norte.
Porto Velho é capital com mais chuva em janeiro
Em Porto Velho, pela medição automática feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado em janeiro era de aproximadamente 463 mm de chuva, em 30 dias, 33% acima da média.
Este é o maior acumulado entre as capitais brasileiras em janeiro.
Foto de Jane Agrizzi Matielo, Porto Velho (RO)