Oferecido por
2018 é um ano raro
O ano de 2018 é muito especial porque tem duas Luas cheias Blue Moon. Isto é um fato realmente raro, pois só ocorrer 3 a 5 vezes em um século! O próximo ano que terá duas Blue Moon será o de 2037 e o último foi em 1999.
A primeira delas é a Lua cheia de 31 de janeiro e a segunda será a do dia 31 de março.
Estas duas Luas cheias são especiais porque são Blue Moon. A Lua cheia Blue Moon não acontece todos os anos, mesmo quando se considera as duas definições aceitas. São definições amadoras e não científicas.
Fases da Lua em 2018
Quem viu a Blue Moon de janeiro no BR?
Infelizmente foi difícil para a maioria dos brasileiros ver a Blue Moon da noite do dia 31 de janeiro e da madrugada de 1 de fevereiro de 2018. Grandes áreas de instabilidade atuaram sobre o Brasil e deixaram quase todo o país com muita nebulosidade e chuva.
As melhores chances de ver a bela Lua cheia de 31 de janeiro e 1 de fevereiro eram para os estados da Região Sul, em São Paulo, no Sul de Minas, no litoral do Rio De Janeiro, entre Paraty e Cabo Frio, no Ceará, Rio Grande do Norte, na Paraíba e no leste de Pernambuco. No sertão de Pernambuco, em Alagoas, Sergipe e no nordeste da Bahia, as nuvens altas dificultaram a vizualiação, mas ao mesmo tempo poderiam produzir o halo lunar, que é um grande círculo colorido ao redor da Lua cheia. Este círculo fica afastado do disco lunar e às vezes parece um arco-íris ao redor da Lua. No litoral do Paraná e litoral norte de Santa Catarina, a nebulosidade baixa também foi um grande obstáculo para a apreciação da Lua cheia.
Em todas as outras regiões do país foi preciso muita sorte para ver a Blue Moon de 31 de janeiro de 2018. Mas lembre-se: 2018 é um ano raro! Se você perder esta terá uma segunda chance na Lua cheia de 31 de março.
Blue Moon de 31/1/18 em São Paulo (SP), por Maria Clara Machado
Blue Moon de 31/1/18 em Palmas (TO), por Gleive Marcio Rodrigues
Blue Moon de 31/1/18 em Palmas (TO), por Gleive Marcio Rodrigues
Blue Moon de 31/1/18 em São José da Lagoa Tapada (PB), por Rogério Sousa
Blue Moon de 31/1/18 São Tomé das Letras (MG), por Pousada Arco-Íris
Blue Moon de 31/1/18 São Tomé das Letras (MG), por Pousada Arco-Íris
Blue Moon de 31/1/18 fotografada em Nova Cruz(RN), por Michel
Blue Moon de 31/1/18 em Florânia (RN), por Hélio Ferreira
Blue Moon de 31/1/18 entre muitas nuvens no Rio de Janeiro (RJ), por Renato Peixoto
Blue Moon de 31/1/18 no céu de São Leopoldo (RS), por Welington
Blue Moon de 31/1/18 em Presidente Epitácio (SP), por Carlos Rayzaro
Blue Moon de 31/1/18 entre muitas nuvens em São Paulo (SP), por Pedro Raffael
Quando uma Lua cheia é Blue Moon?
Há duas definições para uma Lua cheia ser uma Blue Moon. A primeira é mais complicada e a segunda é mais simples e mais usada.
Pela segunda definição, a Lua cheia Blue Moon é a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário. Por isso, a Lua cheia de 31 de janeiro é uma Blue Moon, pois no dia 2 de janeiro tivemos a primeira lua cheia deste mês. Janeiro de 2018 tem duas Luas cheias!
Março será outro mês com Blue Moon. A primeira Lua cheia de março de 2018 ocorre no primeiro dia do mês e a segunda, que será Blue Moon, ocorre no dia 31 de março.
Definições aceitas de Blue Moon
A última Blue Moon ocorreu em 31 de julho de 2015.
Lua cheia "Blue Moon" de 31 de julho de 2015
Blue Moon é azul?
A Lua até pode ficar com um tom azulado, mas em situações muito especiais quando ocorrem erupções vulcânicas. A Lua cheia Blue Moon (lua azul, na tradução do inglês) não fica azul, continua amarelada e linda.
Blue Moon também é o título de uma famosa canção feita em 1934 pelos norte americanos Richard Rodgers e Lorenz Hart, a dupla Rodgers e Hart, muito conhecida no mundo do jazz. A letra é um pouco triste e fala da solidão de alguém que não tem um amor, mas termina com a felicidade de ter encontrado o amor.
Você encontra na internet diversas gravações de Blue Moon. A música tem um trecho inicial que às vezes é quase falado, antes de começar a parte melodiosa e mais conhecida, que se inicia justamente com a expressão Blue Moon.