Oferecido por
Fevereiro começou com o volume de chuva bastante satisfatório sobre o Distrito Federal, o que contribuiu para o expressivo aumento no nível dos principais reservatórios que abastecem a região. Em especial, o Descoberto teve uma grande elevação nos últimos meses e está agora, com quase 50% da capacidade total.
De acordo com informações atualizadas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o Descoberto operava no início da tarde nesta quarta-feira (7) com 49,5% do volume útil e o Santa Maria com 37,5% da sua capacidade.
Em sete dias de fevereiro, Brasília acumula um volume de chuva de 105,5 mm, quase a metade da média histórica de fevereiro, que é de aproximadamente 218 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Essa recuperação, especialmente do Descoberto, tem sido gradual nos últimos três meses. "Tivemos novembro e dezembro com grande volume de chuva, acima da média para o período, superando os 200 mm cada mês. Já o mês de janeiro não foi tão bom e fechou com o total de chuva 37% abaixo da média histórica para o período", explica o meteorologista Marcelo Pinheiro. Em 23 de novembro de 2017, o Descoberto chegou a cair para apenas 5,5% da capacidade.
Reservatório Descoberto, no Distrito Federal. Foto de divulgação.
Tendência da chuva nos próximos dias
Apesar da expressiva recuperação no nível dos principais reservatórios que abastecem o Distrito Federal nos últimos três meses, é preciso muito cautela. Nos próximos dias, a chuva tende a diminuir novamente sobre a região. O feriado prolongado do Carnaval deve ser marcado por calor e poucas pancadas de chuva.
"Durante o restante do mês de fevereiro, o tempo não vai secar completamente, mas as pancadas de chuva ficam mais esporádicas, diferentemente do que ocorreu na primeira semana do mês", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
Quer saber a previsão para o Carnaval 2018?
Previsão para o Brasil - Carnaval 2018