1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Mato Grosso do Sul em alerta para chuva volumosa
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mato Grosso do Sul em alerta para chuva volumosa

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Ramão Lino Guerreiro. Iguatemi/MS

4 min de leitura

Oferecido por

A semana começou com o aumento das áreas de instabilidade e da chuva por diversos municípios de Mato Grosso do Sul. O estado volta a ficar em alerta para mais chuva, que pode ser forte e volumosa. Toda a Região Centro-Oeste está cheia de nebulosidade e a previsão indica tempo instável e chuva forte no decorrer dos próximos dias. 

 

Chuva forte em MS 

Nas últimas 24 horas (entre às 14 horas de domingo e às 14 horas desta segunda-feira), choveu 43,8 mm em Dourados, 38,4 mm em Maracaju, 36,4 mm em Ivinhema, 25,6 mm em Campo Grande e 21,6 mm em Ponta Porã. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).  

 

Já pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os acumulados chegaram a 58,4 mm em Amambaí, 53,4 mm em Itaquiraí, 38,2 mm em Ivinhema, 31,4 mm em Sidrolândia e 29 mm em Juti

 

Foto: Ramão Lino Guerreiro. Iguatemi/MS

 

Uma área de Baixa Pressão atmosférica está se desenvolvendo e se intensificando sobre o Paraguai, e mais nuvens carregadas vão avançar para Mato Grosso do Sul. Além disso, o fluxo de ventos que vem do Norte do Brasil está convergindo toda a umidade em direção a Bolívia, ao Paraguai e ao estado de Mato Grosso do Sul, contribuindo para o crescimento das fortes áreas de instabilidade. 

 

Os meteorologistas da Climatempo alertam para chuva forte com grandes acumulados pelo menos até a próxima quarta-feira (21). Há risco de temporais em todo o estado, inclusive em Campo Grande. A chuva poderá vir acompanhada de raios e fortes rajadas de vento de até 90 km/h.  

 

A terça-feira (20) já pode começar chuvosa em todo o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na capital Campo Grande. Há chance de algumas aberturas de sol e as pancadas de chuva retornam durante à tarde e a noite para todo o estado, com risco de chuva forte. 

 

satélite_CO_colorida_19.02

   Imagem de satélite mostra áreas de instabilidade sobre todos os estados do Centro-Oeste do Brasil. 

Em quatro cidades de Mato Grosso do Sul, o início do ano letivo na rede estadual precisou ser adiado para esta terça-feira (20). As aulas deveriam ter começado no último dia 15, mas por conta dos estragos causados pela chuva, o calendário escolar precisou sofrer alteração. Bela Vista, Inocência, Itaquiraí e Novo Horizonte do Sul estão em situação de emergência por conta do excesso de chuva. 

 

Semana instável em MT, GO e DF 

As áreas de instabilidade também vão crescer sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal e a semana vai seguir com pancadas de chuva. Todas as áreas estão no risco de chuva forte, inclusive as capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF). 

 

A chuva do fim de semana ajudou a elevar um pouco mais o nível dos reservatórios no Distrito Federal. Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o Descoberto opera com 53,9% da sua capacidade e o Santa Maria com 40% na última medição desta segunda-feira (19). 

 

Veja também: 

Chuva nas capitais brasileiras na primeira quinzena de fevereiro 

Semana começa com muita instabilidade no Sul, MS e SP 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias