1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Semana com risco de chuva forte na Região Sudeste
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana com risco de chuva forte na Região Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Guilherm Gaspardi, Itapira (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

Esta é uma semana de atenção para a Região Sudeste do Brasil. Mudanças na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão facilitar a formação de fortes áreas de instabilidade que poderão provocar temporais em todos os estados. A Região Sudeste vai passar toda a semana recebendo ar quente úmido vindo do centro-norte do Brasil. A semana termina com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste

 

A atuação destas áreas de instabilidade não será igual em todos os dias em todos os estados, mas a até o fim da semana, os temporais poderão ocorrer em diversas áreas de toda a Região Sudeste. No meio da tarde da segunda-feira, 19 de fevereiro, já era possível ver aglomerados de nuvens carregadas (manchas avermelhadas) nos quatro estado. Acompanhe a nebulosidade sobre a Região Sudeste pelas imagens captadas pelo satélite GOES 16.

 

Há uma preocupação especial com a chuva forte que poderá cair sobre o Grande Rio, na região Serrana Fluminense, na Serra da Mantiqueira, no litoral norte de São Paulo e na Zona da Mata Mineira, pois todas estas áreas sofreram enchentes e deslizamentos de terra com a chuva volumosa no fim do carnaval 2018.

 

Risco de temporais em SP nesta terça

Áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre a Região Sudeste nesta terça-feira e todos estados ficam com muita nebulosidade nesta terça-feira. Fortes pancadas de chuva com raios podem ocorrer especialmente à tarde e à noite. Porém, nesta terça-feira, 20, o maior risco de temporais é para São Paulo, para o Sul de Minas e para o Triângulo Mineiro e também para a o centro-sul do Rio De Janeiro. Há risco de chuva forte inclusive para as regiões metropolitanas das capitais Rio de Janeiro e São Paulo. Não deve chover em Vitória, mas a Grande Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes.

Durante a quarta-feira, 21 de fevereiro, as áreas de instabilidade começam a se intensificar sobre o Sudeste e se espalham mais por toda a Região. Por isso, o risco de chuva forte já aumenta na quarta-feira também sobre o Rio de Janeiro, em Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, principalmente à tarde e à noite.

 

Foto de Guilherm Gaspardi, Itapira (SP)

 

Risco de temporais muda no fim da semana

Durante a quinta-feira e a sexta-feira, 23 de fevereiro, a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do Sudeste e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região deixa as áreas de instabilidade mais fortes sobre o Rio Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Mais nuvens carregadas se formam sobre estes três estados e o risco de temporais é maior. Tanto na quinta como na sexta-feira, as pancadas de chuva podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia, podendo chover forte inclusive no Grande Rio, na Grande Vitória e na Grande Belo Horizonte.

 

Em São Paulo, as áreas de instabilidade mais intensas se afastam e a chuva diminui durante a quinta-feira. Na sexta-feira, 23, não deve chover na região da capital paulista e nem no oeste e sul do estado de São Paulo.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias