1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Halo duplo em Florianópolis
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Halo duplo em Florianópolis

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Halo Solar em Florianópolis/SC - por Alexandre Yamamoto

3 min de leitura

Oferecido por

Olhar para o céu é algo fundamental para aqueles que estudam as Ciências da Atmosfera. E é claro que não é preciso ser meteorologista para apreciar a beleza das nuvens, da luz solar e os fenômenos que são gerados pela interação destes fatores.

 

A luz solar que  vemos é branca, levemente amarelada, mas ao interagir com outros componentes atmosféricos, descobrimos que esta luz é aparentemente branca. Na realidade, ela é a composição de todas as cores do arco-íris. Há outras situações em que também vemos essa decomposição, por exemplo, o fenômeno observado na manhã da segunda-feira (26) em Florianópolis, o Halo Solar.

 

Halo Solar em Florianópolis/SC - por Alexandre Yamamoto

 

O Halo Solar é este círculo que lembra um arco-íris e está em volta do sol. O fenômeno óptico ocorre na presença de nuvens do tipo Cirrostratus, que estão há 12 km de altura e são compostas por gelo. Os cristais de gelo atuam como prismas e decompõem a luz solar nas cores originais.

 

Como se não bastasse um círculo colorido, a densidade das nuvens ainda proporciou um outro halo, ou seja, tivemos um Halo Solar Duplo que foi registrado pelo internauta Alexandre Yamamoto.

 

 

Halo Solar em Florianópolis/SC -  por Alexandre Yamamoto

 

E o "Festival das Cores no Céu" se espalhou por Santa Catarina na segunda-feira! Na cidade de Taió que fica no Vale do Itajaí foi uma irisação, na qual a difração da luz ocorre em uma nuvem que é conhecida por nuvem iridescente.

 

Irisação em Taió/SC - Marcio André Voss

 

Normalmente esse tipo de fotometeoro é observado em nuvens do tipo Cirrostratus, Cirrus, Altocumulus e Lenticulares. 

 

Quer ver a sua foto no site da Climatempo? Não se esqueça de publicar nas redes sociais com a #fotografeotempo!

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias