Oferecido por
Nuvens bastante carregadas passaram sobre a Grande Vitória na noite da segunda-feira, 5 de março, e provocaram chuva forte e muitos em vários locais. No período entre 18 horas e 23 hora, foram detectados 920 raios sobre a região metropolitana de Vitória, sendo que mais da metade, 524 raios, saíram das nuvens e chegaram ao solo. Os outros 396 raios ocorreram entre as nuvens Somente sobre a capital Vitória foram 91 raios, sendo que 55 raios ocorreram das nuvens para o solo. Todas as informações são da rede Earth Networks de detectção de descargas elétricas.
As grandes nuvens cumulonimbus que se espalharam sobre a Grande Vitória provocaram chuva forte. Entre 11h30 do dia 5 e 11h30 de 5 de março, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 60,8 mm em Vila Velha e 44,2 mm em Cariacica. Em Vitória choveu aproximadamente 35 mm neste período. A chuva foi forte também sobre Alegre, no sul capixaba, que acumulou 71,5 mm.
Semana instável
A Grande Vitória e todo o Espírito Santo terão mais chuva até o fim da semana. O tempo permanece bastante instável e as pancadas de chuva com raios serão frequentes. Há risco de mais temporais nos próximos dias e que podem ocorrer em qualquer região do estado
As áreas de instabilidade se formam por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade, mas também pela proximidade de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar. Este sistema de baixa pressão se afasta cada vez mais do litoral do capixaba nesta terça-feira, 6 de março, mas uma frente fria está chegando. Esta frente fria também causa novas alterações na circulação dos ventos que vão manter as áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo.
A frente fria se aproxima do litoral capixaba até a noite desta quarta-feira e permanece próxima da região até o domingo. Até lá, todo o Espírito Santo terá muitas nuvens, períodos com sol e muitas pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes.
Foto de Vitor Diniz Muniz, Cachoeiro do Itapimirim (ES)