Oferecido por
A combinação da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido e a uma circulação de ventos que força a concentração de umidade ainda vão gerara grandes e fortes áreas de instabilidade sobre o Sudeste.
Os estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e todo o centro-norte e o leste de Minas Gerais ainda poderão sofrer com mais chuva nesta sexta-feira e no fim de semana. As regiões do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha também podem ter mais temporais.
As capitais Vitória e Belo Horizonte ficam sujeitas a chuva forte nestes dias. Para a cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio, ainda há previsão de chuva para esta sexta-feira, mas sem temporal. Porém, eventos de chuva forte podem voltar a ocorrer no fim de semana.
A chuva diminui na Região Serrana do Rio De Janeiro, de Angra dos Reis e do Sul Fluminense nesta sexta-feira, mas fortes pancadas de chuva podem ocorrer no fim de semana.
A região dos Lagos e o Norte Fluminense permanecem em alerta para chuva volumosa nesta sexta-feira. Há risco de alagamentos. Em Santo Antônio de Pádua, rio Pomba subiu nas últimas 24 horas e atingiu a cota de alerta nesta quinta-feira, 8 de março, segundo o Instituto Estadual do Ambiente.
O litoral de São Paulo volta ter períodos com sol já a partir desta sexta-feira. Ainda há previsão de chuva até domingo, mas com fraca a moderada intensidade. Não há mais expectativa de chuva intensa.
Chuva extrema
Volumes de chuva extremamente elevados voltaram a ser observados entre a manhã do dia 7 e a manhã de 8 de março em várias do litoral do litoral de São Paulo, do estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. A chuva forte e volumosa causou enchentes, grandes alagamentos e deslizamento de terra por causa do solo encharcando.
No Guarujá, região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, choveu em 24 horas o equivalente toda a chuva de março.
Em Areal, no Rio de Janeiro, o volume médio de chuva de março caiu em 12 horas.
Chuva volumosa no Rio de Janeiro entre 7 e 8 de março de 2018
Chuva volumosa no litoral de São Paulo entre 7 e 8 de março de 2018
Chuva forte na Grande Vitória entre 7 e 8 de março de 2018
Entenda porque ainda há risco de chuva forte para o RJ, MG e ES nos próximos dias.
Foto Moisés Arruda, Águas Vermelhas (MG)