1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Balanço da tempestade de 20/3/18 na Grande SP
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Balanço da tempestade de 20/3/18 na Grande SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP), 20/3/18

5 min de leitura

Oferecido por

A combinação do ar muito quente e úmido que já estava sobre São Paulo com a presença de uma frente fria no litoral paulista permitiu a formação de nuvens carregadas sobre a Grande São Paulo e em vários locais do estado de São Paulo, que provocaram temporais na primeira tarde e noite do outono de 2018. A nova estação começou às 13h15 desta terça-feira, 20 de março.

 

A chuva muito intensa se prolongou por mais de 2 horas sobre a cidade São Paulo causando dezenas de alagamentos intransitáveis, queda da árvores,  transbordamento de córregos e granizo. A capital paulista entrou no outono de forma caótica, com muitos raios, trovões e problemas causados pela tempestade. Foi a chuva mais volumosa e problemática do ano até gora.

 

Mas a tempestade de 20 de março não caiu só sobre a Grande São Paulo. A quantidade de chuva foi muito volumosa também na região de Sorocaba, de Jundiaí, na Baixada Santista e outros locais do estado.

 

Chuva volumosa em SP em 20/3/2018

 

 

Balanço do temporal de 20/3/2018

Na região da Climatempo, na região entre os bairros do Paraíso e da Vila Mariana, a chuva veio forte, com muitos trovões, vento forte e até com pequenos granizos por volta das 15h40 e só diminuiu por volta das 17h30. 

A força da chuva e a ventania na região da Vila Mariana fez com que uma árvore tombasse no meio da rua Artur de Almeida.

 

 Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)

 

 

Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)

 

Alagamentos

A chuva intensa começou a cair em áreas da cidade de São Paulo por volta das 15 horas. Até 20 horas, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE) contabilizou 49 alagamentos, sendo que 26 era intransitáveis e 7 ainda estavam ativos.

 

Raios

A atividade elétrica sobre a Grande São Paulo durante a tempestade de 20 de março de 2018 foi bastante impressionante e há muito tempo não se viam tantos raios sobre a região.

Pela medição da rede Earth Networks de descargas elétricas atmosféricas, no período entre 00h e 20h de 20/3/18, a Grande São Paulo teve 14071 raios, quase um quinto do que foi observado no estado de São Paulo neste período, que foi de 78681 raios. Somente sobre a cidade de São Paulo foram detectados 5934 raios.

 

 

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP), 20/3/18

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

Chuva intensa

O volume de chuva foi muito grande em pouco tempo, o que causou alagamentos e o transbordamento do córrego Morro do S, na na sul da capital, e do córrego Ipiranga, na zona sudeste da cidade.

No Butantã, pela medição do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -  choveu 117 mm em 3 horas, entre 14h00 e 17h00. Mas deste total, 80 mm ocorreram em 1 hora, entre 16h 00 e 17hh0. Na Lapa choveu 60,7 mm em apenas 1 hora, entre 15h10 e 16h10. Entre 15h50 e 16h00, em 10 minutos, choveu quase 19 mm. Tecnicamente um volume de chuva de 20 mm em 1 hora é considerado forte. O acumulado em 3 horas, entre  14h00 e 17h00 chegou aos 79 mm.

 

 

 

Balanço do temporal de 20/3/18 a Grande SP

 

 

Às 15h40, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - colocou as zonas oeste, sudeste, norte, centro e as marginais Tietê e Pinheiros em atenção para alagamentos..

Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo USP

 

 

 

 As imagens são da chuva desta terça-feira, 20 de março, na USP, onde houve queda da granizo. As imagens são de Conrado Capel

 

 

 

 

Este outro vídeo é da chuva intensa na região da Climatempo feito por Bruno Maon. Veja a força do vento.

 

 

 

Tempestade em São Paulo filmada no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista por Renan Câmara Rodrigues

 

 

 

 

Alerta no litoral de SP

 Uma nova frente fria chega ao litoral de São Paulo nesta quarta-feira e deve estimular uma queda acentuada da pressão atmosférica na costa paulista. Isto será um fator importante para a geração de nuvens bastante carregadas, com potencial para temporais. 

 Volta a chover sobre a Grande São Paulo, com risco de chuva forte e volumosa que pode causar novos transtornos.

 

SP_temporal_20-3-18 anima

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias