Oferecido por
O verão e o outono são as estações com chuva frequente e volumosa sobre a Região Norte do Brasil. Na faixa sul da Região, onde estão o Acre, Rondônia, o sul do Pará e o Tocantins, a frequência e o volume de chuva durante o verão e diminuem gradualmente no decorrer do outono. Mas na faixa norte, onde estão Roraima, a região do rio Negro, Manaus, o rio Amazonas, Belém e o Amapá, a chuva do outono, especialmente de abril e de maio, ainda costuma ser regular e forte.
Os meses de dezembro de 2017 e de fevereiro de 2018 proporcionaram bastante chuva para a quase toda a Região Norte. Mas a chuva de janeiro de 2018 ficou abaixo da média histórica em grande parte da Região e a chuva de março também não está animadora.
A redução da chuva em março de 2018 sobre a Região Norte está relacionada com o enfraquecimento da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que é responsável pela maior parte da precipitação do verão/outono sobre a maioria das áreas do Norte do Brasil. Com a ZCIT fraca, a região de Belém, por exemplo, acumulava pouco mais de 50% da chuva de março no dia 21.
O outono de 2018 começa com condições desfavoráveis para a atuação da ZCIT sobre o Brasil. Confira a tendência climática elaborada pela Climatempo para a estação.
Resumo da tendência para o outono no Norte do Brasil