Oferecido por
As condições de chuva voltaram a aumentar na costa norte do Nordeste com a aproximação novamente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Depois de uma grande redução na chuva nas últimas semanas na comparação com fevereiro, a chuva volta forte nestes últimos dias de março.
A semana já começou com o tempo mais instável em São Luís (MA), em Teresina (PI) e em Fortaleza (CE). Durante o fim de semana, a chuva foi frequente e forte na capital do Maranhão e nesta segunda-feira (26) a chuva também aumentou na capital do Piauí e do Ceará.
Imagem de satélite mostra o aumento das áreas de instabilidade por toda a costa norte do Nordeste.
Está faltando chuva este mês
Março está com 206,3 mm de chuva acumulados em São Luís até o momento pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o correspondente a 51% abaixo da média histórica do mês.
Teresina registra 99 mm desde o início de março, ou 67% abaixo da média mensal e Fortaleza soma 226 mm de chuva em 26 dias, 34% também abaixo da média do mês.
ZCIT volta a provocar chuva forte
"Com a ZCIT voltando a atuar sobre a costa norte do Nordeste, a expectativa é de que essa deficiência de chuva diminua nas três capitais, São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE) nos próximos dias", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
As áreas de instabilidade vão atuar ao longo da semana entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte, provocando pancadas de chuva frequentes e de moderada a forte intensidade. Há risco de chuva forte inclusive nas capitais até o final do mês.
Foto: Raimundo Souza. Ubajara/CE.
Enquanto isso, outras áreas de instabilidade tendem a ganhar a força pela costa leste do Nordeste em razão da presença de um Vórtice Ciclônico em altos níveis da atmosfera (VCAN). Toda faixa litorânea entre a Bahia e a Paraíba poderão ter pancadas de chuva moderadas nos próximos dias.
Confira o acumulado de chuva estimado para todo o Nordeste nesta última semana de março:
Veja no Agroclima: Segunda safra tem perspectiva de ser cheia