1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Balanço parcial da chuva de abril nas capitais brasileiras
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Balanço parcial da chuva de abril nas capitais brasileiras

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

4 min de leitura

Oferecido por

A chuva da primeira quinzena de abril de 2018 foi generosa em várias capitais brasileiras, mas bastante escassa em algumas. Das 27 capitais, 19 receberam pelo menos 50% do volume de chuva médio normal para abril, sendo que 9 capitais acumularam mais chuva do que a média em 17 dias.

 

Considerando o volume de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 17 de abril, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a pior situação é a de Curitiba, que recebeu aproximadamente 14 mm de chuva no período. Por enquanto, a chuva de abril está 85% abaixo da média na capital do Paraná.

 

A situação de São Paulo e de Belo Horizonte é preocupante. A chuva acumulada em 17 dias foi muito pouca e a chance de chover até o fim do mês é baixa.

 

Em Fortaleza, as condições para chuva são até altas até o fim de abril, mas para chegar na média do mês será preciso chover forte algumas vezes. A chuva de abril é muito importante para a capital do Ceará, pois este é normalmente o pico do período chuvoso do ano.

 

 

Chuva de abril x média de abril nas capitais brasileiras (até 17/4/18):

as barras vermelhas representam chuva muito abaixo da média e as

barras roxas indicam chuva igual ou acima da média histórica

 

 

Por causa da tempestade que ocorreu no dia 16 de abril, quando choveu 130 mm em menos de 24 horas, Vitória está tendo o abril mais chuvoso desde 2011. Em 17 dias, a capital do Espírito Santo acumulou mais de 300 mm e a chuva de abril quase triplicou a média histórica.

 

Brasília superou a média de chuva de abril com a chuva forte que caiu na madrugada da segunda-feira que acumulou cerca de 50 mm.

 

Porto Velho e Rio Branco tiveram um grande ganho de chuva a partir do dia 11 de abril, com a ocorrência de chuva frequente e com moderada a forte intensidade.

 

A chuva de abril em Campo Grande só está próxima da média por causa de um temporal que ocorreu no início do mês. Do dia 4 ao dia 17 choveu apenas 0,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

A tabela mostra o desempenho de chuva de abril nas capitais brasileiras. Os dados são aproximados e, em quase todas, considera-se a medição feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia as estações convencionais. Em Porto Velho, Macapá e em Campo Grande, a chuva é da estação automática. No Rio De Janeiro, considerou-se a medição e a média de abril do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro na estação do Alto da Boa Vista.

 

 

 

Chuva nas capitais brasileiras em abril de 2018 (até 17/4)

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias