Oferecido por
O segundo mês do outono de 2018 começa seco e com muito sol em praticamente toda a Região Sudeste do Brasil. A estação começou no dia 20 de março. Uma frente fria avança pelo oceano e passa pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro neste sábado, mas não tem força para vencer a massa de ar seco que predomina pelo interior do Sudeste. Mesmo assim, a passagem desta frente fria vai estimular um aumento da umidade no leste da Região. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória terão mais nuvens durante o fim de semana, mas Belo Horizonte tem predomínio de sol
Mais nuvens no leste do Sudeste
Com o predomínio de ar seco, menos nuvens conseguem se formar sobre o Sudeste. Quase toda a Região tem um fim de semana com muito sol, com com algumas nuvens, mas sem chuva.
Com a passagem de uma frente fria pelo mar, mesmo fraca, o vento marítimo ganha força novamente e espalha mais umidade pelo leste da Região Sudeste. Por isso, locais no leste e no sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata mineira, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo terão mais a nebulosidade no fim de semana, mas o sol aparece e a chance de alguma chuva é baixa.
Vitória pode ter novo recorde de frio no fim de semana
Foto de Nelson Pacheco, Monte Verde (MG)
Onde pode chover?
Para o sábado, há previsão de rápidas pancadas de chuva no noroeste de Minas Gerais, na região de Paracatu. Há possibilidade de chuva fraca durante o domingo no Espírito Santo, em algumas áreas do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. As condições para chuva aumentam por causa da maior infiltração de umidade marítima que tende a ocorrer nestas regiões. Veja mais detalhes das condições do tempo no Sudeste nos próximos 5 dias.
Névoa e nevoeiro
O fim de semana é típico de outono na Região Sudeste, com tempo seco e e temperatura amena só à noite e ao amanhecer. Faz calor no restante do dia. Quem for para cidades serranas na Mantiqueira poderá sentir temperaturas em torno dos 10°C na madrugada. Em Monte Verde (MG), a temperatura na madrugada da sexta-feira, 20, chegou aos 5,5°C, segundo o Instituto Naccional de Meteorologia.
A baixa temperatura do amanhecer facilita a formação de névoa e de nevoeiro em serras e vales. Estradas e aeroportos podem ter problemas de visibilidade no começo da manhã.