Oferecido por
A passagem de um ciclone extratropical pelo mar vai ajudar o mar a subir a partir da terça-feira na costa do Brasil. Além dos ventos intensos sobre o oceano estaremos em lua cheia, o que significa que a maré estará alta, facilitando dessa forma o avanço do mar.
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
No decorrer do dia 01 de maio o mar sobe na costa da Região Sul. Durante a noite áreas do litoral do Rio Grande do Sul ficam com o mar bastante agitado e há risco de ressaca na região. No decorrer da manhã de quarta-feira, dia 02, o mar começa a subir na costa de Santa Catarina e do Paraná. O risco de ressaca é menor na costa catarinense e paranaense, pois a ondulação será de sul-sudeste, quase paralela a costa desses estados.
Em São Paulo e no Rio De Janeiro (até Região dos Lagos) o mar começa a subir na tarde do dia 02 de maio, com ondulação de sul-sudeste. Há risco de ressaca, inclusive no Grande RJ, com ondas que podem passar de 2,0 metros no fim do dia. Na quinta-feira, dia 03 de maio, o mar sobe no litoral norte do RJ e no litoral do ES, porém não há risco de ressaca nessas regiões já que a direção das ondas deve ser paralela à costa. Na costa sul do Rio de Janeiro e na costa de São Paulo o mar diminui um pouco, mas ainda ficará agitado.
Confira na animação a seguir a previsão de altura significativa e direção das ondas dada previstas pelo modelo oceânico entre os dia 01 e 04 de maio (horários em UTC. Para transformar para hora de Brasília basta subtrair 3 horas).
Previsão de altura significativa e direção de ondas entre os dias 01 e 04 de maio de 2018.