1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Balanço da chuva de abril nas capitais brasileiras
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Balanço da chuva de abril nas capitais brasileiras

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Laura Cordeiro Rodrigues, Belo Horizonte (MG)

5 min de leitura

Oferecido por

O mês de abril terminou devendo muita chuva no centro-sul do Brasil, especialmente para os estados da Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mas grande parte do centro-norte do país teve chuva dentro ou acima do normal.

 

Foi um bom abril para várias áreas do Norte e do Nordeste, até para algumas regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, mas não livrou o Brasil de sobretaxar novamente a energia elétrica no mês de maio.

 

 

Anomalia de chuva no Brasil em abril de 2018

 

 

A chuva de abril de 2018 foi muito volumosa em algumas capitais e bastante escassa em outras, estabelecendo marcas importantes no histórico meteorológico pela total acumulado muito abaixo ou muito acima da média normal.

 

Das 27 capitais brasileiras, 15 terminaram o mês de abril com chuva dentro ou acima da média histórica e 12 capitais com chuva a abaixo da média.

A maior deficiência precipitação ocorreu em Belo Horizonte, onde a chuva de abril ficou 82% abaixo da média. Choveu 13,4 mm na estação e este foi o quarto abril mais seco em 57 anos, desde 1961, pelos registros do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Em abril de 1976 e de 1989, a capital mineira acumlou apenas 5,2 mm, em abril de 1963 choveu 6,0 mm, em abril de 2018 foram 13,4 mm e em abril de 1967 choveu 15,7 mm. Estes dados são da estação meteorológica localizada no bairro de Santo Agostinho, na região centro-sul da capital de Minas Gerais.

 

 

Foto de Laura Cordeiro Rodrigues, Belo Horizonte (MG)

 

O maior superávite de chuva em abril de 2018 foi em Vitória. A capital do Espírito Santo acumulou 220 % de chuva acima da média, três vezes mais do que o normal. Choveu cerca de 370 mm em abril de 2018, sendo que a média histórica é de aproximadamente 116 mm.

 

O maior volume de chuva acumulado em abril de 2018 foi em Macapá. Calor, umidade alta e as nuvens carregadas da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) despejaram aproximadamente 627 mm de chuva sobre a capital do Amapá, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

O menor volume de chuva acumulado em abril nas capitais brasileiras foi em Belo Horizonte, que recebeu apenas 13,4 mm de chuva em 30 dias.

 

Também merece destaque a falta de chuva em São Paulo e em Curitiba. Na capital paulista choveu apenas 28 mm em abril de 2018. Foi o terceiro abril mais seco em 40 anos, segundo o INMET.

Em Curitiba choveu aproximadamente 23,2 mm durante o mês de abril de 2018, 76% abaixo da média histórica que é de quase 98 mm. Pelos registros históricos, este foi o segundo abril com menos chuva na capital do Paraná desde 2002.

Em Maceió, capital de Alagoas, o destaque é para o excesso de chuva. Choveu cerca 444 mm, o dobro da média para o mês que é de aproximadamente 208 mm.

 

Balanço da chuva de abril de 2018 nas capitais brasileiras

Para fazer o balanço da chuva de abril de 2018 nas capitais brasileiras, a Climatempo considerou o total de chuva acumulado nas estações meteorológicas convencionais do INMET em quase todas a capitais brasileiras. Em Porto Velho e em Campo Grande foram adotados os valores das medições em estações automáticas, em acordo com o próprio INMET. Em Macapá, adotou-se a chuva da estação automática por causa da falta de alguns dados na medição convencional. No caso do Rio De Janeiro, foi adotado o total de chuva acumulada e a média para abril da estação do Alto da Boa Vista operada pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

 

Balanço da chuva de abril de 2018 nas capitais brasileiras

 

 

Chuva nas capitais brasileiras em abril de 2018

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias