1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frente fria provoca temporais no Sul do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria provoca temporais no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

5 min de leitura

Oferecido por

O Sul do Brasil tem uma verdadeira virada no tempo nas próximas 24 horas. Uma grande frente fria avança sobre a Região provocando temporais. Depois da chuva, o ar polar traz o friozinho do outono para o fim de semana do Dia das Mães.

 

Esta frente fria está em formação, mas nesta quinta-feira, 10 de maio, começou a provocar chuva forte no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana choveu 64,2 mm entre 14 horas do dia 9 e 14 horas de 10 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia

 

Sexta-feira com temporais

Depois de vários dias com pancadas de chuva, a região de Uruguaiana e de Santana do Livramento voltam a ficar com tempo seco nesta sexta feira. A sensação frio predomina na região. Nas outras regiões do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná, a nova frente fria provoca chuva em grande parte do dia. Há risco de temporais, com rajadas de vento de até 100 km/h. Porto Alegre tem chuva desde cedo e a temperatura fica amena.

 

No centro-leste e norte de Santa Catarina e do Paraná, o tempo vai virando durante a tarde e também há risco de chuva forte com ventania. Em Florianópolis, a sensação ainda será de calor nesta sexta-feira e as pancadas de chuva devem começar durante a tarde. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo.

 

Para Curitiba e o litoral do Paraná, a previsão é de uma sexta-feira com calor, ventos moderados a forte e pancadas de chuva à noite. Confira mais detalhes da previsão para a Região Sul.

 

 

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

Fim de semana de outono

O deslocamento desta nova frente fria será bastante rápido e as nuvens carregadas de chuva se afastam do Sul do Brasil já durante o sábado. A maioria das áreas da Região terão um sábado com tempo seco, com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. Mas o nevoeiro pode deixar muitas áreas nubladas o começo da manhã.

No norte e no leste do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, ainda deve chover fraco na madrugada e pela manhã do sábado, mas a chuva vai parando à tarde  e o sol aparece entre muitas nuvens. Venta forte pelo litoral da Região Sul no sábado e o mar fica agitado.

 

Para o domingo, a previsão é de um dia típico de outono no Sul do Brasil, com sol, poucas nuvens, frio à noite e ao amanhecer e temperatura amena à tarde. O litoral do Paraná fica nublado e pode garoar.

Há condições para a formação de nevoeiro no início da manhã em muitas áreas dos três estados.

 

 

Ar polar

O ar polar entra na Região durante o sábado,12, e a temperatura cai em todos os estados. A sensação será de um pouco de frio na maior parte do dia. A madrugada e o amanhecer do domingo, 13 de maio, Dia das Mães, serão mais frios do que o sábado. Há uma possibilidade de recorde de frio nas três capitais.



Temporais em Buenos Aires e Montevideo

Esta frente fria que avança para o Sul do Brasil nesta sexta-feira se forma entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, onde uma área baixa pressão atmosférica se intensifica. Um ciclone extratropical também se organiza nesta sexta-feira no estuário do rio da Prata, entre o Uruguai e a região de Buenos Aires, capital da Argentina. Esta semana vem sendo marcada por muita chuva no centro-leste da Argentina e no Uruguai. Há risco de chuva forte e de ventania nesta sexta-feira em Montevideo e em Buenos Aires. O fim de semana será com frio e sol.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias