1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Porto Alegre bate recorde de frio pelo 3º dia consecutivo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Porto Alegre bate recorde de frio pelo 3º dia consecutivo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

3 min de leitura

Oferecido por

Porto Alegre amanheceu mais fria nesta quinta-feira e bateu o recorde de frio para 2018, pelo terceiro dia consecutivo. A madrugada desta quinta-feira, 24 de maio, foi a mais fria do ano na capital gaúcha, com temperatura mínima de 6,6°C. O recorde anterior era de 8,4°C, em 23 de maio, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Na terça-feira, 22 de maio, a temperatura baixou até 9,2°C.

 

No ano passado, a temperatura em Porto Alegre atingiu marcas iguais ou menores do que 6°C  apenas na segunda quinzena de junho, quando a temperatura mínima foi de 4,2°c em 7/6/2017.A menor temperatura em 2017 foi de 2,2°C, em 19 de julho.

 

 

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

 

Ar polar forte sobre o Sul

O aumento do frio em Porto Alegre já era esperado e foi sentido em todo o Sul do Brasil. A nova massa de ar frio, de origem polar, que entrou na Região teve seu pico de atuação justamente nesta quinta-feira, quando o centro de massa polar, que é a região mais fria do sistema, avançou sobre o Rio de Grande do Sul. Isto fez com que o fio aumentasse em toda a Região Sul.

Temperaturas abaixo de zero foram registradas nos três estados. O menor valor foi de 6,6°C abaixo de zero, em Urupema, pela medição do Epagri-Ciram (*).

 

Frio diminui nos próximos dias

A partir desta sexta-feira, o frio já começa a diminuir na Região Sul, pois o centro desta forte massa de ar frio vai para o mar. Mesmo assim, a madrugada da sexta-feira ainda será gelada, com chance de temperatura negativa nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Porto Alegre, a madrugada desta sexta-feira ainda será bastante fria, mas a chance de recorde já é menor.

A tendência é de elevação da temperatura no fim de semana em todo o Sul do Brasil e as noites e madrugadas ficarão menos frias.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias