Oferecido por
A semana começou novamente com o tempo instável em Salvador e por todo o litoral da Bahia por influência dos ventos marítimos. O excesso de umidade ajuda a formar muitas nuvens e a chuva é persistente.
"A chuva será frequente esta semana e a capital baiana fica em atenção", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp.
A terça-feira (29) vai continuar com bastante nebulosidade e algumas aberturas de sol. A chuva pode acontecer a qualquer hora e em alguns momentos com moderada à forte intensidade. A umidade também consegue se espalhar pela Chapada Diamantina e o Planalto da Conquista, mas nestas áreas a previsão é de garoa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 40 mm de chuva em Salvador no período de 24 horas, entre às 9 horas de domingo e às 9 horas desta segunda-feira, e os modelos meteorológicos apontam pelo menos mais 50 mm para os próximos dias.
A semana passada também foi marcada por chuva regular no litoral da Bahia e em Salvador. O total acumulado desde o início de maio está em aproximadamente 224 mm, o que correspondente a 80% da média mensal . Maio é um mês que normalmente chove bastante na capital, perdendo apenas para abril.
Com exceção do litoral da Bahia, outras áreas litorâneas da costa leste devem seguir a semana com mais sol e condições para rápidas pancadas de chuva, sem grandes acumulados.
Foto: Valdenique Assis Brito. Salvador/BA.
Costa norte com mais chuva
A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também vai manter as condições de chuva sobre a costa norte do Nordeste. Há previsão de mais pancadas de chuva ao longo da semana com volumes moderados estimados de 30 a 50 mm, especialmente sobre o norte do Maranhão.
Acompanhe no mapa os volumes de chuva estimados para toda a Região Nordeste até 2 de junho: