Oferecido por
Os estados do Sul do Brasil enfrentaram fortes rajadas de ventos durante a segunda-feira, 11 de junho. Rajadas com mais de 90 km/h foram observadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As mais intensas chegaram aos 105 km/h em São José dos Ausentes (RS), entre 17 e 18 horas, segundo o INMET, a 102 km/h em Cambará do Sul (RS) e aos 99 km/h em Novo Horizonte(SC).
A ventania está associada com a forte queda da pressão atmosférica que ocorreu sobre o Sul do Brasil e que gerou nuvens muito carregadas em diversos locais dos três estados. Em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, a pressão do ar chegou a apenas 994 hPa às 18 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
A imagem captada pelo satélite GOES 16 Às 18h30 (21:30 UTC) mostra as nuvens carregadas (manchas arredondadas em tons azulados e em vermelho) passando sobre o Sul. A previsão é de tempo severo para esta terça-feira, com mais ventania e chuva forte.
A jornalista e apresentadora da Climatempo Maira Di Giaimo gravou imagens da ventania em Canela na tarde de 11 de junho de 2018. Ela comentou que a torre na qual estava até balançava de tanto vento. A situação deu medo!
Confira as rajadas mais intensas registradas pelo INMET nos dias 10 e 11 de junho de 2018, até 17 horas do dia 11.
Ventania na Região Sul em 11/6/18
Saiba o que é uma rajada de vento e a escala Beuafort que faz relação da intensidade do vento com o estado do mar sobre usada como referência pelos navegadores
Velocidade do vento e danos associados de acordo com a escala Beaufort