Oferecido por
Uma grande massa de ar seco continua predominando sobre o Nordeste e mantém os níveis de umidades baixos, principalmente sobre o interior da Região. Apesar dessa situação de secura ser normal para esta época do ano, os níveis de umidade estão mais baixos do que o esperado. Para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou na tarde desta terça-feira (17) umidade de apenas 13% em Patos (PB), 17% em Bom Jesus do Piauí (PI) e 19% em Carolina (MA). Várias outras cidades tiveram índices entre 20 e 30%.
Nesta quarta-feira (18), o tempo vai continuar seco em todo o Nordeste do Brasil. Todos os estados terão um dia com bastante sol e tempo firme. No entanto, os ventos marítimos vão aumentar a nebulosidade e provocar chuva fraca em toda a costa leste da Região, e também no litoral do Maranhão.
Foto de Gustavo Carvalho - Salvador, BA
Cuidados durante o tempo seco
É importante estar atento aos baixos níveis de umidade, que podem provocar dificuldades respiratórias e desidratação. O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas/SP (Unicamp), recomenda suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.